O Vocal Art Ensemble, de Paços de Ferreira, venceu o II Concurso de Coros de Coimbra.
O evento foi organizado pelo Coro Carlos Seixas da Casa do Pessoal do Município de Coimbra e visou homenagear José António Carlos Seixas, compositor de destaque do barroco português, nado em Coimbra, em 1704, “mas, sobretudo, dinamizar a música coral tendo como palco a cidade de Coimbra, cidade universitária de cariz e de matriz eminentemente culturais, detentora de assinalável tradição neste campo musical”, sustenta a organização. Esta edições prestou ainda homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, através da escolha da peça obrigatória do concurso – “Espera-me” – com poema da sua autoria e música de Paulo Bernardino.
Só passaram à segunda fase oito coros seleccionados por um júri “constituído por prestigiados maestros de renome nacional e internacional”.
“O dia 4 de Junho de 2022 ficará marcado na história do Vocal Art Ensemble! Vencemos o II concurso de coros de Coimbra! Mas, acima de tudo, tivemos o enorme orgulho de participar num evento onde o maior vencedor foi, sem dúvida, o canto coral”, aponta o Vocal Arte Ensemble, dirigido pelo maestro pacense Sílvio Cortez, nas redes sociais. “Depois de tempos de isolamento, foi óptimo ver o regresso dos grandes eventos corais, onde a partilha e alegria em torno da música fazem de nós melhores e nos dá alento para continuar, na certeza de que estamos no rumo certo. Partilhamos a nossa vitória com todos os fantásticos participantes, nomeadamente o ProVocal Ensemble, segundo classificado, e o Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes, terceiro classificado. Todos conseguimos passar a ideia de que a música coral, em Portugal, está viva e no bom caminho”, sustentam ainda.
Como referido, o Coro Feminino do Conservatório de Música de Paredes, cuja primeira apresentação pública foi no dia 25 de Junho de 2016, no Concerto “Notas em nós”, promovido pelo Conservatório de Música de Paredes, ficou na terceira posição desta competição coral.