Ricardo Correia de Sousa, Guilherme Moreira de Sousa, alunos dos CENFIM, de Ermesinde, Valongo, e Nicolas Neris da Silva, da CFPIMM, Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, de Paredes, foram escolhidos para representar Portugal em mais uma edição do Campeonato do Mundo das Profissões, o EuroSkills Gdansk 2023, que vai decorrer na Polónia, no próximo mês de setembro.
Ricardo Correia de Sousa vai mostrar as suas competências na área de desenho industrial, Guilherme Moreira de Sousa em soldadura, e Nicolas Neris Silva, em marcenaria.
Esta seleção final teve em conta “a avaliação das diversas competências necessárias a um concorrente internacional, de natureza técnica, comportamental e motivacional”.
Divulgados na página da ‘Wordlslills Portugal’, a equipa de alunos foi identificada através do Campeonato Nacional. Foram 26 os jovens que, em abril, deram início ao plano de treino com vista a uma eventual continuidade para a etapa europeia.
Portugal vai assim participar no EuroSkills 2023 com 19 concorrentes em 16 profissões.
Refira-se que, a EuroSkills é o maior evento de ensino profissional e excelência em competências da Europa e que se realiza de dois em dois anos. É organizada pela WorldSkills Europe, em conjunto com 32 países membros, e reúne centenas de jovens profissionais de países de toda a Europa que vão lutar por uma oportunidade de se tornarem os melhores na sua competência escolhida.
A EuroSkills Gdańsk 2023 vai receber um total de 600 jovens profissionais qualificados com menos de 25 anos.