Cândido Barbosa, mais conhecido como “Foguete de Rebordosa”, vai participar, juntamente com Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, na 11.ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove a 24 de Junho, em Guimarães.
É conhecido como o “Foguete de Rebordosa” (ou o “Ciclista do Povo”) porque é de Paredes. Iniciou a carreira de ciclista profissional em 1996 e foi embaixador da Liberty Seguros para o desporto. Com mais de 120 vitórias no seu palmarés, sagrou-se Campeão Europeu de Esperanças (1996), Campeão Nacional de ciclismo de estrada (2007) e de contra-relógio (2005), tendo ainda ganho importantes competições nacionais e internacionais, incluindo vitórias em várias etapas e classificações da Volta a Portugal.
O paredense estará também em Guimarães nesta sexta-feira para receber uma Condecoração de Mérito da Freguesia de Ponte, no grau de Ouro, como ex-ciclista e “padrinho” da Confraternização de Ponte a S. Torcato em Bicicleta, no âmbito da comemoração do 24.º aniversário de elevação de Ponte a Vila.
A partida e a chegada vão ser junto ao Estádio D. Afonso Henriques, a partir das 10h00, contando com três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), com o objectivo de “incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física”, segundo informa a organização em comunicado. O trajecto inicial, no Centro Histórico de Guimarães, vai ser feito em conjunto por todos os participantes.
O Mini Passeio terminará logo a seguir ao trajecto inicial. Já o Trilho de BTT, terá uma extensão de cerca de 20 quilómetros, com o passeio inicial pelo centro histórico e o acesso final ao local de partida/chegada, sendo promovido em parceria com a ERDAL – Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre.
Esta iniciativa integra o programa oficial das comemorações dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo.
A participação é gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro) e “pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como a primeira tarde portuguesa”.