Verdadeiro Olhar

Filmes realizados por alunos de Lousada selecionados para a 42.ª edição do Cinanima 2018

Dois filmes de alunos de escolas do concelho de Lousada foram seleccionados para o Cinanima 2018,  um dos mais importantes festivais de animação do país.

Os filmes “Assombriação” do colectivo de alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas Lousada Este, Caíde de Rei, filme inserido nas actividades do Ano Municipal da Criança, e a “Ilha dos Doces” realizado pelo colectivo de agrupamentos de escolas Dr. Mário Fonseca, Nogueira,  estão nomeados para a categoria competição nacional: Prémio Jovem Cineasta Português.

Ao Verdadeiro Olhar, o vereador da Educação da Câmara de Paredes, António Augusto realçou os filmes seleccionados para o Cinanima que está a decorrer até 18 deste mês, foram produzidos por alunos de Lousada nas Oficinas de Cinema de Animação, um projecto do município e Casa Museu de Vilar.

Falando da participação deste dois filmes no maior festival de animação do país, o autarca realçou que a escolha das duas películas faz jus ao trabalho que tem sido realizado no concelho com o objectivo de promover o cinema de animação e a imagem animada como forma de expressão.

“É obviamente muito importante que em sete filmes a concurso, dois sejam produzidos em Lousada nas Oficinas de Cinema de Animação em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas o que vem mostrar a qualidade do trabalho que se tem feito”, disse, salientado que um filmes produzido nesta iniciativa “Aves Raras” do Agrupamento de Escolas de Lousada Este (Caíde de Rei), venceu o Prémio Jovem Cineasta nesta categoria no ano transacto e que outros filmes têm sido seleccionados para outros festivais e têm ganho outros prémios.

“Isto leva-nos a pensar que podem ser transferidas as competências adquiridas por esta colaboração para outros contextos e outros alunos”

O responsável pelo pelouro da Educação destacou, também,  que a Casa Museu de Vilar, por intermédio do realizador Abi Feijó tem tido um papel fundamental para o sucesso da iniciativa, a que se tem juntado um grupo de professores nas diferentes escolas, que acompanham os alunos e que têm tido um envolvimento assinalável.

“ Isto leva-nos a pensar que podem ser transferidas as competências adquiridas por esta colaboração para outros contextos e outros alunos”, assegurou, sustentando que a autarquia em articulação com outros actores e parceiros tem feito um esforço  no sentido de fomentar esta forma de expressão artística, considerando o cinema de animação uma actividade que pode potenciar aprendizagens noutros domínios, nomeadamente ao nível da competências comunicacionais e do desenvolvimento cognitivo.

Refira-se que o Cinanima é  organizado pela Nascente – Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho, tendo iniciado em 1976.

Este festival é, também, considerado como um instrumento para potenciar jovens autores, tendo-se afirmando como um evento conhecido no país, mas, também, a nível internacional.

O festival é, igualmente, encarado como um veículo  privilegiado para muitos jovens cineastas e profissionais do cinema de animação veicularem o seu trabalho.

Os vencedores de prémios do Cinanima ficam habilitados a competir no concurso europeu de melhor filme de animação o “Cartoon D’Or”, organizado pela Cartoon – European Association of Animated Film.