Verdadeiro Olhar

Filmes de alunos de Lousada nos XVIII Encontros de Cinema de Viana do Castelo

Seis filmes das oficinas de cinema de animação de alunos de Lousada vão estar em destaque no Festival de Vídeo Escolar, integrado nos XVIII Encontros de Cinema de Viana do Castelo, que decorre entre 2 a 7 de Maio.

Os filme “A Vida por Detrás dos Estragos” (4.º ano – EB Nogueira) e as “As Cobras Também Almoçam” (5.º ano – Colégio de S. José de Bairros) foram realizados no âmbito das oficinas que são promovidas pelo município com a Casa Museu de Vilar e os agrupamentos de escolas do concelho e estabelecimentos de ensino privados.

Fotografia: Câmara de Lousada

Integram, também, este festival os filmes “Aves Raras” (VOC 3B – EB2,3 Caíde de Rei), “Fogo Furioso” (11º ano – EB 2,3 Nevogilde), “A Dois Passos da Destruição” (12º ano – ES Lousada) e “Não Sejas Camelo” (12º ano – Externato Senhora do Carmo).

Os filmes vão ser apresentados no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo. Pelas 10h30, na Categoria 1º e 2º Ciclos vão ser exibidos os filmes “A Vida por Detrás dos Estragos” (4º ano – EB Nogueira), “As Cobras Também Almoçam” (5º ano – Colégio de S. José de Bairros).

Fotografia: Câmara de Lousada

A partir das 14h30 são apresentados os filmes da Categoria 3º Ciclo do Ensino Básico + Categoria Ensino Secundário. “Aves Raras” (VOC 3B – EB2,3 Caíde de Rei), “Fogo Furioso” (11º ano – EB 2,3 Nevogilde), “A Dois Passos da Destruição” (12.º ano – ES Lousada) e “Não Sejas Camelo” (12.º ano – Externato Senhora do Carmo).

Fotografia: Câmara de Lousada

Os Encontros de Cinema de Viana são organizados pela Associação AO NORTE e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e são tidos como uma “uma experiência única no meio cultural da região e do país”, sendo, também, um veículo de formação, experiência que  conta com alunos de vários pontos do país ligados ao cinema de animação.

O festival conta, também, com participantes da Galiza sendo encarado como um estímulo à criatividade.

Publicidade