Verdadeiro Olhar

Filho e pai de Duas Igrejas venceram concurso de abóboras gigantes em Paredes

João Cardoso foi o grande vencedor desta edição

As maiores abóboras do IV Concurso de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia” foram produzidas no concelho.

João Cardoso, de Duas Igrejas, Paredes, foi o grande vencedor, com uma abóbora de 372 quilogramas. O pai, Joaquim Cardoso, da mesma freguesia, ficou em segundo lugar com a abóbora levada a concurso a atingir os 315 quilogramas. Em terceiro, a completar o pódio, ficou Joel Faustino de Atouguia da Baleia, Peniche, cuja abóbora pesou 263 quilogramas.

João Cardoso e Joaquim Cardoso ficaram assim, também, em primeiro e segundo lugar no concurso de abóboras a nível concelhio. Em terceiro nessa classificação ficou Fernando Santos, de Aguiar de Sousa, Paredes, com uma abóbora de 255 quilogramas.

Este não foi um bom ano para a produção de abóboras “gigantes” devido às condições climatéricas. Em 2021, a maior abóbora a concurso tinha 699 quilogramas.

O concurso premiou ainda as maiores melancias, melões e tomates. José Rui Santos, de Paderne, Faro, trouxe a maior melancia a concurso, com 61 quilogramas, e também o maior melão, com 16 quilogramas. No concurso de tomate ficaram, empatados em primeiro lugar, Diogo Barbosa, de Folgosa, Maia, e Manuel Machado, de Mouriz, Paredes, com um fruto de 1.130 quilogramas.

Ao todo houve 56 participantes. Eram quase todos do concelho e a maioria era das freguesias de Aguiar de Sousa e Duas Igrejas. Os prémios, que vão dos 50 aos mil euros, são entregues este domingo à tarde, no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

Além disso, decorre uma Feira com restauração e venda de produtos locais, entre as 10h00 e as 19h00. Há uma caminhada às 9h30 e os prémios são entregues a partir das 15h00, com a actuação do grupo musical “Os Conquilha”.  

O objectivo deste concurso e evento é “dar visibilidade aos produtores e produções locais e estimular o interesse das populações locais na agricultura sustentável, contribuindo um maior dinamismo e atracção ao território”.