O concurso “Entre Linhas – Festival de Arte Urbana” de Valongo pretende criar uma marca de identidade na zona de Gandra, Ermesinde, avança o município responsável por esta iniciativa, a par com a Faculdade de Belas Artes, da Universidade do Porto.
A “Nova Gandra” pretende ser “uma zona de estar atractiva e dinâmica, que será alavancada pela realização de eventos culturais e sociais, capazes de gerar novos pontos de interesse, criar diferentes oportunidades de negócio para o comércio local”. A ideia passar por “devolver o espaço público aos moradores e aos visitantes, para que socializem mais na rua”, refere o município.
Podem inscrever-se estudantes inscritos ou licenciados em cursos do ensino superior, na área das artes plásticas, do design, sendo que vão ser intervencionados o muro da estação de comboios, a fachada ou espaço Centro de Saúde, a lateral à escadaria na Travessa Dr. Egas Moniz, entre outras.
Viagens, é o tema enquadrador deste concurso que surge através de um levantamento histórico e geográfico do território.
Refira-se que, Ermesinde é uma zona profundamente ligada às viagens, tendo origem “no local onde se cruzaram as vias do caminho de ferro do Douro e do Minho, inauguradas em 1875”, explica a autarquia.
Trata-se então de uma zona que com a construção da estação, se povoou rapidamete, sendo que, desta forma, “Gandra nasceu como um bairro com forte cariz ferroviário, dado a sua proximidade com a estação”.
Para cada intervenção será atribuído um prémio pecuniário e que pode ir desde os mil aos 7.500 euros. As inscrições pode ser feitas através de um formulário de inscrição, na página da Câmara Municipal de Valongo.