Verdadeiro Olhar

Festa do Brinquedo junta gerações em Alfena e promove brinquedo tradicional português

Decorre de 28 a 30 de Setembro a Festa do Brinquedo em Alfena, Valongo, certame que tem como objectivo promover o brinquedo tradicional português, certame que interliga o Centro Cultural de Alfena, a Rua de S. Vicente e o Parque Vale do Leça e promete atrair miúdos e graúdos.

A edição deste ano, conta, uma vez mais, com a presença de vários artesãos, worshops, coleccionismo, exposições, actividades lúdicas e didácticas, oficinas e outras actividades.

Num ambiente verdadeiramente intergeracional, onde os mais velhos recordam tempos idos e os mais novos experienciam brincadeiras doutrora e de hoje em dia, o  evento divide-se em diferentes núcleos e irá integrar, também, os habituais jogos tradicionais, passeios a cavalo, carrossel, etc.), a gastronomia, entre outros.

Quem se deslocar a Alfena, poderá, também, desfrutar de um vasto programa de animação cultural, de palco e itinerante, destacando-se os espectáculos de Jimmy P., Avô Cantigas, Maria Lisboa e O Mundo da Sara.

A Festa do Brinquedo tem, também, como propósito preservar, valorizar e divulgar o Brinquedo Tradicional Português, enquanto património identitário do concelho de Valongo, na cidade de Alfena conhecida como “a Terra do Brinquedo”,  fomentando o concelho de Valongo como uma referência nacional neste contexto.

“O Brinquedo Tradicional Português é uma das logomarcas do Município de Valongo.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que sejam de madeira, metal ou plástico injectado, os brinquedos de outros tempos, de Alfena mas, também, em Ermesinde, não deixam ninguém indiferente.

“A organização da Festa do Brinquedo é mais um contributo para reforçar a estratégia de afirmação do concelho de Valongo não só na região, mas também no País e no Noroeste Peninsular”, disse.

A Festa do Brinquedo é promovida pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena e os artesãos locais.