Uma festa de aniversário de um traficante de droga, recluso na prisão de alta segurança de Paços de Ferreira, foi transmitida em directo no Facebook, através de um telemóvel, no passado sábado. No vídeo, divulgado pela SIC são vistos vários presos em ambiente de festa a comer bolo de aniversário, a cantar, beber, fumar e jogar cartas. Vários reclusos são vistos com telemóveis apesar de serem proibidos.
Na Ala A, à hora a que tudo aconteceu, só haveria um guarda de serviço para cerca de 400 reclusos, que terão conseguido assim montar mesas no corredor da prisão. “Na ala A de Paços de Ferreira estavam quatro guardas, sendo que, àquela hora, um dos guardas estava a acompanhar as visitas, o outro estava a revistar os reclusos na saída para a visita e o terceiro guarda, ao que parece, estava com a brigada de reclusos a fazer a recolha do lixo. Portanto, isto fez com que só estivesse um guarda na ala para 374 reclusos”, referiu Jorge Alves, do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, em declarações à SIC.
Os serviços prisionais já estão a investigar, adianta o jornal Público.
Em declarações à RTP3, a ministra da Justiça, Francisca van Dunem, disse que “a festa não foi permitida” e que “foram feitas filmagens no interior do estabelecimento com telemóveis, que não podem ser utilizados”, situação que não pode nem deve acontecer.