Inicia esta sexta-feira a III Feira Medieval de Paços de Ferreira, iniciativa organizada pela autarquia local, que irá decorrer na Rua D. José de Lencastre e tem como objectivos promover convívio e dar a conhecer à comunidade os costumes e as tradições da Idade Média.
A III Feira Medieval de Paços de Ferreira pretende, também, reconstituir acontecimentos característicos daquele período da nossa história, reinventar e recriar as tradições locais alicerçadas em factos e dados históricos.
Nos três dias do certame, além da presença dos artesãos, o evento irá contar com os malabaristas e acrobatas em arruada pelo burgo, encantadores de serpentes, as tabernas, o as gaitas de foles que vão animar os viandantes nas tabernas, espectáculo com malabares de fogo, entre outros personagens e figuras.
Quem se deslocar à Rua Dom José Lencastre poderá, também, usufruir de um espaço de comes e bebes.
No sábado, o destaque vai para a actuação dos Gaiteiros do Nordeste, agendada para as 16h00, uma hora depois, os sons do Gharb Al-Andaluz e a Dança do Ventre, seguindo-se a arte do encantador de serpentes.
Pelas 19h00 decorre a recriação da passagem dos peregrinos que se vão dirigir ao Mosteiro de S. Pedro de Ferreira, seguindo-se um espectáculo com trovas e bailias ao som da Gaita-de-foles
Pelas 21h00, os malabaristas, acrobatas e histriões regressam à Praça Dom José de Lencastre para montar arraial.
Às 22h00, os visitantes poderão assistir aos “Os Peregrinos” personagens itinerantes Ezequiel Cabeçadas e Zacarias Boaventura, seguindo-se a actuação dos Gaiteiros do Nordeste em arruada pelas tabernas e os malabares de fogo.
No domingo, pelas 16h00, a feira inicia com a leitura do auto de abertura; A visita do emissário D’el Rey, os sons do Gharb Al-Andaluz e a Dança do Ventre, com o encantador de serpentes, os malabaristas e acrobatas, saltimbancos e histriões e regressarem novamente à praça.
Durante o final de tarde haverá animação itinerante, primeiro com os latrineiros e depois com os peregrinos.
Pelas 19h00, oportunidade para ver o espectáculo “O Feiticeiro Zoio assusta os viandantes”, regressando à praça a dança do ventre com os músicos do reino de Granada e a dança do ventre e os malabares de fogo.