Verdadeiro Olhar

Feira da Regueifa e do Biscoito e Mercado Oitocentista volta a animar Valongo

Foto: Câmara de Valongo

Inicia esta quarta-feira, a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, iniciativa que tem como propósito a valorizar e promover o que Valongo tem de mais emblemático, apostando numa das suas marcas de excelência, a regueifa e o biscoito.

O eixo central da cidade de Valongo, que compreende as Ruas de São Mamede, Dr. Nunes da Ponte, Sousa Paupério, o Largo do Centenário e a Praça Machado dos Santos, estará decorado a rigor, com as artérias cheias de animação, para que os visitantes possam saborear o pão, a regueifa, os biscoitos e demais iguarias gastronómicas típicas da região.

O evento que decorre até dia 3 de Junho conta com a presença garantida das principais padarias e biscoitarias de Valongo, terá animação diária, com recriações históricas, exposições, grandes concertos, teatro, dança e folclore, assumindo-se como um evento cultural que é também uma homenagem a uma das principais marcas identitárias do município.

Além das manifestações culturais mais locais, o evento que é organizado pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo, apresenta um programa musical diversificado, integrando nomes de artistas sobejamente conhecidos do público nacional de Gisela João, Berg, Toy, Ana Bacalhau e Rouxinol Faduncho.

A programação integra, também, os habituais cortejos alegóricos, a cerimónia da Bênção do Pão de Santo António, o Concurso da Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito, o III Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito, a Exposição Heritage – Criatividade e Inovação de Artistas e Instituições, na Rua de Sousa Paupério, e a Mostra de Santo António dos Pobres, no Museu Municipal.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacou que a  Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista é uma aposta ganha, tratando-se de um evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e com impactos significativos na economia local. “Temos uma tradição muito forte ligada à panificação, um filão que começa a ser devidamente explorado”, disse, salientando que as quatro edições anteriores da Feira da Regueifa e do Biscoito superaram todas as expectativas, com a participação de inúmeras padarias, biscoitarias e estabelecimentos de restauração de todo o concelho, das escolas e das associações.

A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista está, também, incluída no projecto da Lipor «Recolha Selectiva em Festas e Romarias», com o benefício resultante da quantidade de resíduos recicláveis recolhidos a reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Valongo e de Ermesinde. Assim, durante os cinco dias do evento, quem separar correctamente plástico, vidro e papel estará simultaneamente a contribuir para o ambiente e para uma causa solidária. Quanto maior for a quantidade de resíduos devidamente separados, maior será o donativo atribuído aos Bombeiros de Ermesinde e de Valongo.