Verdadeiro Olhar

Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo à espera de 150 mil pessoas

Depois de dois anos, devido à pandemia, regressa à zona histórica da cidade de Valongo a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista. O evento, que junta cultura e gastronomia, está previsto para os dias 1 a 5 de Junho e a Câmara de Valongo acredita que poderá ser visitado por cerca de 150 mil pessoas, superando a edição de 2019.

Durante os cinco dias, revela a autarquia, aquela que é a sétima edição desta iniciativa, definida como “uma das maiores do país dedicada à panificação”, contará com concertos, showcookings, recriações históricas e fabrico ao vivo, entre outros.

O município, em nota de imprensa, avança que em termos culturais, o palco colocado no Largo do Centenário vai receber artistas como Carlão, The Black Mamba, Virgem Suta, Galandum Galundaina e Némanus.

No primeiro dia do evento realiza-se o desfile de abertura, “onde crianças das escolas do concelho e associações locais se vestem a rigor para representar personagens características como o padeiro e o almocreve, por exemplo”. “Ao passear para admirar a decoração das ruas e fachadas, prepare-se: pode ser surpreendido por mulheres que apregoam a famosa regueifa, uma vez que a animação itinerante também é uma das apostas do evento”, promete a Câmara.

Do programa constam ainda um mercado de artesanato local na Rua de S. Mamede, uma exposição de rua e que o Museu Municipal e a Oficina da Regueifa e do Biscoito estejam “de portas abertas em horário alargado”.

No Largo do Centenário haverá “pão de todos os feitios”, sendo que no último dia do certame são eleitos a melhor regueifa e biscoito da festa. Decorrerá também um showcooking promovido pelo chef pasteleiro Marco Costa.

No âmbito do evento, a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo fará a entronização de novos elementos e realizará um desfile pelo centro da cidade.

A Câmara de Valongo diz que, em 2019, a Feira trouxe ao concelho cerca de 120 mil visitantes. “A expectativa é que, depois de dois anos sem festividades por força da pandemia, este número seja largamente ultrapassado e chegue aos 150 mil”, avança nota.

O certame terá como palco o Largo do Centenário, a Rua de S. Mamede, a Praça Dr. Nunes da Ponte, o Parque da Senra e a Rua de Sousa Paupério.

Trata-se de uma co-organização da Junta de Freguesia de Valongo e da Câmara Municipal.