“Todos juntos pelo Cancela” é o nome de uma vigília que os Bombeiros de Entre-os-Rios, de Penafiel, vão realizar esta noite, a partir das 21h00, pelo Diogo, o jovem que, no início do mês de maio teve um acidente de mota e está hospitalizado, em estado crítico, no Hospital de São João, no Porto.
“É um gesto simbólico, que pretende ser um conforto para a família e para todos aqueles gostam do Diogo” independentemente da sua religião, disse ao Verdadeiro Olhar o adjunto do comando.
Diogo Cancela teve um acidente grave de mota no dia 11 de maio, ao final da tarde, na freguesia de Duas Igrejas, em Penafiel, quando regressava do trabalho numa bomba de gasolina. Segundo Mário Rocha, o jovem de 19 anos, que estava em fase final de formação para se tornar bombeiro, frequentava um curso de desencarceramento. Vinha do trabalho quando tudo aconteceu. Aliás, e devido a este acontecimento, as aulas foram suspensas, porque, neste momento, “não há espírito para continuar”.
Nesta altura, o jovem tem feito vários exames e “está estável”, contou Mário Rocha, apesar de o prognóstico ainda ser “muito reservado”.
A ideia desta vigília partiu do pároco local Cláudio Silva e a corporação mostrou-se disponível de imediato. “Os bombeiros são muito unidos” e todos temos um grande coração, “uma característica essencial” para, todos os dias, se abraçar esta missão reforça o adjunto.
Aos participantes pede-se que levem uma flor e uma vela, num encontro que se torna ainda mais intenso, porque “estamos em maio, um mês com uma enorme força religiosa”.
Sobre o Diogo Cancela, Mário Rocha revela que “é um miúdo muito querido, educado, humilde e de carinho fácil”.