O Futebol Clube de Paços de Ferreira, da I Liga, e o Futebol Clube de Vizela, da II Liga, receberam o prémio de Responsabilidade Social de Dezembro de 2020 pela parceria no projecto “Lucas – Investigação ao Cancro Infantil”.
Segundo a Liga Portugal, que atribuiu a distinção, “as duas Sociedades Desportivas, bem como os seus atletas profissionais e equipas técnicas, participaram activamente na angariação de fundos para bolsas de investigação do cancro infantil”.
A directora executiva da Liga Portugal, Sónia Carneiro, salienta que “estas sinergias merecem ser aplaudidas”. “Neste caso, são dois prémios numa só campanha, com Sociedades Desportivas de escalões diferentes, mas que provam que o bem pode ser feito em união, independentemente da divisão em que estão as equipas”, sustenta em nota de imprensa da Liga.
Paulo Meneses, presidente do FC Paços de Ferreira, afirma, citado no mesmo documento, que criaram há alguns anos o departamento “Paços Solidário” e que a investigação do cancro infantil, o apoio à ciência e ao estudo são causas para as quais o clube sempre esteve sensível.
“Ficamos felizes porque mais do que esta notoriedade que nos pode advir, tem a ver com a consciencialização que todos nós, agentes do futebol, temos de ter para causas nobres como esta e que nós temos de abraçar, pois temos uma função que ultrapassa a questão desportiva. Temos de ter a consciência de que o FC Paços de Ferreira, tal como todos os clubes, tem esta obrigação social. Gostaria que todas as Sociedades Desportivas estivessem um dia aqui neste lugar, pois era sinal de que todas elas tinham percebido que temos uma função que não se esgota no futebol e dentro das quatro linhas”, declarou.