Daqui a uma semana o Rally de Portugal volta à estrada e à região. Entre 19 e 22 de Maio, e depois do sucesso do ano passado, a competição volta a passar por 14 municípios do Norte, entre eles Lousada, Paredes e Valongo.
Lousada recebe a única super especial do rali; Paredes volta a ter um shakedown em Baltar; e em Valongo deverá existir uma passagem idêntica à do ano passado, que permitirá o contacto do público com os pilotos.
Numa região de aficionados pelo desporto automóvel são esperadas milhares de pessoas na assistência, à semelhança do que aconteceu em 2015.
Prova espectáculo está quase a começar
O WRC Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém-se no Campeonato do Mundo de Ralis. A edição deste ano terá uma extensão de 1.688 quilómetros, dos quais 368 quilómetros competitivos, distribuídos por 19 provas de classificação.
No dia 19, Paredes será palco de um Shakedown no Kartórdromo de Baltar. “Ao longo da manhã de quinta-feira, todos os protagonistas da prova vão passar pelo menos por três vezes, em ritmo competitivo, pelo kartódromo. Esta é provavelmente a melhor classificativa para ver o rali, onde não falta um espectacular salto que fez as delícias dos milhares de espectadores que ali estiveram no ano passado”, salienta a autarquia.
No mesmo dia, depois da partida oficial do rali, em Guimarães, a prova regressa à região. Ao final da tarde, são esperados milhares de espectadores também em Lousada, no Eurocircuito, pelas 19h01. Trata-se da única Super Especial do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas. As portas do Eurocircuito abrem às 13h30 e a câmara promete surpresas. “O município de Lousada tem desenvolvido um trabalho fundamental, juntamente com o Clube Automóvel de Lousada (CAL) e o Automóvel Club de Portugal (ACP) para que esta prova seja novamente reconhecida como uma das melhores etapas do Rally de Portugal e, com esta característica, possamos no futuro sedimentar esta nossa posição para que Lousada volte a ser a capital do Automobilismo em Portugal e possa receber um vasto leque de provas nacionais e internacionais”, sustenta o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado.
No sábado, o destino é a região do Marão, com passagem por três troços em Baião, Marão e Amarante. No domingo, o Rally passe por Vieira do Minho e Fafe. A cerimónia final de consagração dos vencedores terá lugar na cidade de Matosinhos.
Segundo a organização, a edição do ano passado foi um sucesso – recorde-se que gerou um impacto económico recorde de 127,4 milhões de euros de retorno para uma despesa directa de 65 milhões de euros.