No dia em que inaugurou mais uma edição da Mostra de Emprego e Formação, o presidente da Câmara Municipal de Valongo sublinhou a importância de se “explorar o conjunto de potencialidades do concelho para ter visitantes, milhares, às oficinas do pão e do brinquedo, às empresas de ardósias”. “No dia em que o fizermos estamos a criar emprego”, disse José Manuel Ribeiro para quem “este é o grande jogo”.
“Este é o grande jogo. É aqui que se vai ganhar emprego”
José Manuel Ribeiro destacou a a possibilidade proporcionada pela iniciativa para mostrar a oferta existente no concelho e área limítrofe e pôr o público em contacto com os agentes empregadores e formativos. O autarca aproveitou o momento para salientar ainda que o concelho tem “um conjunto de potencialidades” que devem ser valorizadas, referindo-se às marcas identitárias, como o pão e o biscoito, o brinquedo, a bugiada, as serras e a ardósia. “Não nos podemos resignar ao facto de ser subúrbio”, disse, sublinhando que há que “explorar essas potencialidades”. “Este é o grande jogo. É aqui que se vai ganhar emprego”, disse, afirmando que “vamos ser bem sucedidos”.
Com 35 entidades presentes, entre as quais o Instituto de Emprego e Formação Profissional, várias empresas e institutos de formação profissional, bem como os vários agrupamentos de escolas do concelho que providenciam cursos de formação profissional, a VII Edição da VALorizar – Mostra de Emprego e Formação do concelho de Valongo pode ser visitada até quinta-feira, onde decorrerá paralelamente um programa que inclui a realização de diversas actividades e workshops dedicados inovação e empreendedorismo, mas também ao trabalhar no estrangeiro.
No primeiro dia muitos foram os que não perderam a oportunidade de percorrer a Mostra de Emprego e Formação, especialmente o público mais jovem e ainda estudante, muitos deles a frequentar já escolas profissionais. Sandra Ribeiro, de 35 anos, residente em Ermesinde, foi uma das que marcou presença logo de manhã. Desempregada há três anos, esta educadora de infância veio à procura de novas oportunidades de emprego, seja na sua área de formação ou diferentes, como por exemplo assistente técnica . Apesar de haver poucas entidades empregadoras presentes, Sandra Ribeiro aproveitou para ficar a conhecer a oferta formativa que lhe poderá abrir caminho para o emprego noutras áreas.