A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição “Biblioteca Municipal de Paredes – memórias”

Julho 1 - Julho 31

A origem da Biblioteca Municipal está a ser lembrada com a exposição “Biblioteca Municipal de Paredes – Memórias”. Estará patente ao público até ao dia 31 de Julho.

A Biblioteca Municipal de Paredes teve origem na pioneira Biblioteca Popular do Concelho de Paredes cujas instalações integravam o edifício da Escola Conde Ferreira.

Apesar de ter sido aberta ao público em Fevereiro de 1882, inicia a sua fundação onze anos antes, de acordo com o orçamento camarário de 1871-1872 que contempla a despesa de 80$000 réis para a aquisição de livros e confecção de estantes para a Biblioteca Popular.

Deste modo, no último quartel do século XIX, a par da instrução promovia-se a leitura, quer no espaço da biblioteca, quer através do empréstimo ao domicílio.

Consequentemente fomentava-se a aquisição de livros e o seu registo conforme testemunha o primeiro Catálogo aberto a 10 de Novembro de 1897.

A Biblioteca Municipal de Paredes acolhe uma colecção de Livro Antigo impressos em tipografias portuguesas e estrangeiras, entre os séculos XVI e XVIII, sendo a obra mais antiga publicada em Antuérpia, em 1576.

Depois de um hiato na sua actividade, e após o encerramento enquanto escola, abriu ao público, em 1982, como Biblioteca-Museu Municipal, reabrindo em 2012 em moldes mais modernizados.

Detalhes

Início:
Julho 1
Fim:
Julho 31
Categoria de Evento:

Local

Biblioteca Municipal de Paredes
Praça José Guilherme
Paredes,4580
+ Mapa do Google
Telefone:
255 788 976