- Este evento já decorreu.
Caminhada “Arejar” pelo Parque das Serras do Porto
Fev 25, 2023
No âmbito do Programa “AREJAR” – Caminhadas no Parque, decorre, no dia 25 de Fevereiro, mais uma iniciativa.
Recorde-se que estas caminhadas, promovidas pela Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto, visam a promoção da saúde e do bem-estar em contacto com a natureza, realizam-se ao longo de todo o ano, sendo mensais (excepto Agosto).
A partir das 9h00, o convite é para descobrir, desta vez, o PR1GDM – Trilho da Linha de Midões e Moinhos de Jancido (em versão adaptada).
A escassos quilómetros da cidade do Porto, na freguesia de Foz do Sousa, Concelho de Gondomar, numa das entradas para o Parque das Serras do Porto, localiza-se a Pequena Rota “Linha de Midões e Moinhos de Jancido”. Com base na antiga linha ferroviária de Midões, que operou entre 1856 e 1927 e serviu as minas de carvão de Midões e as minas de antimónio e ouro de Montalto, este percurso é linear por excelência, respeitando essa linha antiga por onde circulavam os vagões que transportavam carvão desde as minas até à foz do rio Sousa, onde era carregado em barcos para depois seguir via fluvial para a cidade do Porto.
Um percurso com história para fazer sem pressas, para respirar ar puro, apreciar a diversidade da fauna e flora local e descobrir os moinhos de Jancido com 200 anos de existência, que hoje constituem a principal atracção do percurso. Os oito moinhos de rodízio tinham como função a transformação do milho e outros cereais em farinha, utilizada sobretudo para fabrico de pão. Deste conjunto molinológico destaca-se um construído em xisto, redondo e com cobertura em telha de lousa, que se encontra ladeado por uma cascata. Durante a década de 1970, estes moinhos deixaram, progressivamente, de laborar. O aparecimento de sistemas eléctricos de montagem legou ao abandono dos tradicionais moinhos de rodízio que, movidos a água, deixaram de ser produtivos. O último moinho a deixar de laborar terá sido o do Capela, que encerrou a moagem em 1979.
No final de 2017, Os Moinhos de Jancido encontravam-se em ruínas até que um grupo de voluntários locais, os “Amigos dos Moinhos de Jancido”, apaixonados pela sua terra e pela natureza envolvente, decidiu empreender a recuperação deste património histórico e social. O percurso pode ser iniciado junto ao Centro de Saúde de Foz do Sousa, percorrendo a linha até ao parque de merendas de Covelo.
No âmbito do Arejar, o percurso será circular e terá uma distância aproximada de seis quilómetros de dificuldade média.
Inscrições aqui.