A Be Water – Águas de Valongo vai avançar com a instalação de cobertura e desodorização dos decantadores primários da ETAR de Ermesinde e Alfena para acabar com os maus odores nas imediações do equipamento.
A obra é lançada na segunda-feira e está orçada em 525 mil euros, devendo ficar concluída em 230 dias. Os trabalhos devem arrancar no final do mês de Maio.
“Os decantadores primários instalados na ETAR não são fechados nem desodorizados o que provoca
algum odor nas imediações da instalação”, reconhece a Águas de Valongo em nota de imprensa.
“Dada a proximidade destes órgãos a algumas habitações vizinhas, a Águas de Valongo entendeu fechar os decantadores e promover a desodorização do ar interior destes edifícios, com o objectivo de minimizar os odores causados nesta unidade”, acrescenta a mesma fonte.
A empreitada prevê a construção de dois edifícios, um em cada decantador primário, e a instalação de um
sistema de ventilação que fará o encaminhamento do ar a tratar para uma unidade de desodorização composta por dois estágios de tratamento, antes de ser libertado para a atmosfera.
A ETAR de Ermesinde e Alfena foi projectada para tratar os efluentes urbanos provenientes da zona poente do concelho de Valongo, abrangendo as freguesias de Ermesinde e Alfena. Foi construída em 1997 e está a funcionar desde 1998.