São esperadas entre 30 a 40 mil pessoas, em Penafiel, este fim-de-semana, nas comemorações do Dia Nacional do Motociclista. É a segunda vez que a cidade recebe este evento.
Segundo o presidente do Motoclube do Vale do Sousa, Fernando Gomes, devem deslocar-se a Penafiel cerca de 15 mil motards, sendo o restante público que vai participar nas comemorações do Dia Nacional do Motociclista e nas comemorações dos 30 anos do Motoclube do Vale do Sousa que se realizam, também este fim-de-semana, com vários espectáculos.
“Entre os motards que vêm para a XXII Dia Nacional do Motociclista e o público que vai participar nas comemorações dos 30 anos do Motoclube do Vale do Sousa as estimativas apontam para 30 a 40 mil pessoas. Tudo irá depender das condições atmosféricas para o fim-de-semana”, disse o presidente do Motoclube do Vale do Sousa, que organiza este evento juntamente com a Câmara de Penafiel sob a égide da Federação Portuguesa de Motociclismo.
Ao Verdadeiro Olhar, o responsável pelo Motoclube do Vale do Sousa realçou que a realização, pelo segundo ano consecutivo, do Dia Nacional do Motociclista em Penafiel é uma responsabilidade acrescida para o Motoclube e para a autarquia, mas, também, um voto de confiança que a Federação Portuguesa de Motociclismo confere ao Motoclube.
Programa ambicioso
Fernando Gomes expressou que para assinalar as comemorações dos 30 anos do Motoclube do Vale do Sousa foi preparado um cartaz ambicioso que conta com os GNR e com mais três bandas sobejamente conhecidas do público português.
“Temos um cartaz invejável, com grupos nacionais sobejamente conhecidos. Na sexta-feira irão actuar os Step e os Galandum e os Galundaina. No sábado será a vez da banda Rock Luso e dos GNR”, adiantou, salientando que a organização tinha inicialmente pensado trazer os Xutos & Pontapés para comemorar em grande os 30 anos do Motoclube, mas a morte do guitarrista Zé Pedro e a indisponibilidade da banda acabou por inviabilizar a deslocação a Penafiel.
Falando do programa, Fernando Gomes realçou, também, que o ponto alto da celebração do Dia Nacional do Motociclista realiza-se no domingo, com uma cerimónia no Campo da Feira, com a presença do Administrador Diocesano do Porto, D. António Taipa.
“A partir das 8h30 a cidade ficará fechada ao trânsito. Os motociclistas conforme chegarem vão estacionando por ordem. Há todo um trabalho com a GNR, a Câmara e a Protecção Civil no sentido de que tudo corra pelo melhor e que todas as situações sejam devidamente tidas em conta. Da parte da tarde, realiza-se-á a procissão que sai do Santuário do Sameiro, percorre a Avenida Sacadura Cabral e a Alfredo Pereira. Uma vez chegados ao Campo da Feira, realiza-se a cerimónia”, avançou, relembrando que, esta ano, o bispo auxiliar irá recuar no tempo e recordar o fundador do Dia Nacional do Motociclista, José Fernando que, há 22 anos, fundou o Dia Nacional do Motociclista.
clube vai avançar com Construção de albergue com capacidade para 12 motards
No ano em que o Motoclube do Vale do Sousa perfaz 30 anos de existência, Fernando Gomes anunciou, também, que o clube vai avançar com a construção de um albergue, com capacidade para 12 camas, junto à sede da instituição, um projecto da autoria do arquitecto José Manuel Garcez.
“O projecto já foi apresentado no início do ano à Câmara. Tem 12 camas, sendo transformável em dois quartos e irá permitir alojar motards quer nacionais ou estrangeiros que se desloquem a Penafiel para participar nas iniciativas do Motoclube”, afiançou, assegurando que o projecto está orçado em cerca de 25 mil euros.