O Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, acolhe, este sábado e domingo, o 1.º Freestyle Motocross European Show. Trata-se de um espectáculo que vai contar, diz a organização, com atletas nacionais e internacionais e se destina a toda a família.
“Haverá saltos e manobras de cortar a respiração a 22 metros de comprimento e a 13 de altura”, explica Marco Carvalho. O piloto e organizador avança que em pista estarão oito pilotos, de mota e bicicleta, que vão efectuar manobras como “mortais”. “Isto é um espectáculo familiar que agradará a todas as faixas etárias, não é só para amantes de motas”, garante.
O primeiro espectáculo decorre no sábado, às 21h30, e o segundo no domingo, às 17h00 (as portas abrem uma hora antes). Os bilhetes custam 10 euros (para já) e 12 euros no dia do evento.
O evento conta com uma vertente solidária, sendo que uma parte das receitas vai reverter para ajudar as terapias de um menino autista de Lordelo.
O menino tem autismo de 3.º grau, o mais elevado, e só interage com estímulos. Tem sido seguido por terapeutas e frequenta uma unidade para a deficiência na EB 2,3 de Rebordosa. Recentemente, a criança esteve envolvida numa situação de stress e começou a beliscar-se e a fazer feridas no próprio corpo. Para o acalmar, além das terapias convencionais, os pais levaram-no para a terapia com animais. “Já notamos melhorias”, garante Jaime Carvalho. O menino vai uma a duas vezes por semana o que traz um custo acrescido para o orçamento familiar, sendo que só o pai trabalha a tempo inteiro. “Esta ajuda vai permitir dar mais terapias ao menino e também alerta para o autismo que ainda é tema tabu”, refere.