Paredes será palco, entre 27 e 31 de Outubro, do evento “Noites Negras”, com conferências com escritores, apresentações de livros, a divulgação dos vencedores do Prémio Literário António Mendes Moreira, bailados, um concurso de ideias, leituras encenadas, espectáculos em bares, um mercado de Halloween e um concurso de montras.
O epicentro da iniciativa, segundo nota do município, será a Biblioteca Municipal de Paredes. A Câmara também destaca a presença do escritor Gonçalo M. Tavares no evento. Vai dinamizar conferências sobre o tema essencial do pensamento “Como Viver?”, “um momento de partilha e interacção do autor com o público inscrito previamente na iniciativa”. As sessões acontecem no dia 29, das 14h00 às 19h00, e no dia 30, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, na Biblioteca Municipal, tendo cinco horas cada e sendo limitadas a 45 participantes. Gonçalo M. Tavares fará ainda a apresentação do seu mais recente livro, “O Diabo”, no sábado, pelas 19h00.
Também no sábado, às 21h30, será divulgado o vencedor do Prémio Literário António Mendes Moreira, concurso literário promovido pela Câmara Municipal de Paredes, seguindo-se a apresentação do livro “Poeira” de Vítor Hugo Moreira.
No fim-de-semana, a envolvente da Biblioteca Municipal contará com um “Mercadinho de Halloween”, com produtos gastronómicos locais: no dia 29, das 14h00 às 22h00, e no dia 30, das 11h00 às 17h00.
As Noites Negras contam ainda com um bailado “Meia história encaixa”, uma coreografia do “Memorial do Convento” obra de José Saramago, que se destina ao público escolar e terá como palco o Pavilhão Multiusos de Astromil (9h00 e 14h00), no dia 27. Os alunos do secundário podem participar no concurso de ideias “Como ler?”.
No dia 28, às 15h00, no “Up and Down”, o artista e curador José Rosinhas irá dar a conhecer Livros de Artista. À noite haverá espectáculos pelos bares locais com os vários artistas já seleccionados para participarem no concurso de jovens talentos na área da música promovido pelo Município e pela Associação Genoa.
Para as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo de ensino básico, no dia 31, há leitura encenada por Fátima Neto “Malvina, a Bruxa Malvada” de Miguel Borges Silva.
As “Noites Negras” dinamizam ainda o comércio local, através do “Concurso de Montras de Halloween”. As lojas vencedoras serão anunciadas no dia 4 de Novembro.
O evento “Noites Negras” é organizado pela Câmara Municipal de Paredes, com o apoio da ASEP – Associação de Empresa de Paredes, do Paredes Integra e da Sociedade Portuguesa de Autores.