No âmbito do festival Escritaria, vários estabelecimentos de ensino de Penafiel vão receber os escritores Manuel Alegre, Rui Zink, Sérgio Almeida e André Rodrigues para estarem à conversa com os alunos.
Esta segunda-feira, pelas 14h30, o escritor e jornalista da Rádio Renascença, André Rodrigues, vai estar no auditório do ISCE Douro, onde poderá falar sobre o seu mais recente livro de cultura geral, “Números Que Contam Histórias”, em que os números são as personagens principais de histórias verídicas com informações e factos.
Na próxima terça-feira, Rui Zink, escritor e professor no Departamento de Estudos
Portugueses na Faculdade da Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de
Lisboa, vai estar presente na Escola Secundária de Penafiel, pelas 10h10. Aqui terá oportunidade de apresentar “O Manual do Bom Fascista”, que é um compêndio sobre a ascensão do fascismo dividido em aproximadamente 100 lições acessíveis a aprendizes de todos os níveis, segundo um comunicado da autarquia.
Pelas 10h30, o escritor e jornalista Sérgio Almeida vai estar na Escola Secundária Joaquim de Araújo. Como autor, publicou os livros “Análise epistemológica da treta”, “Armai-vos uns aos outros”, “Não conto”, “Como ficar louco e gostar disso”, “Ob-dejectos” e “O elefante que não sabia voar”.
À noite, vai decorrer uma tertúlia com autores do Vale do Sousa, no café Sociedade, às 21h00, com Nuno Meireles, Carlos Dias, Ajowan Freixo e Nuno F. Silva.
Na próxima quinta-feira, vai ser a vez de o poeta e declamador José Fanha marcar presença, pelas 14h30, no espaço do Livro, no Largo Padre Américo.
No dia seguinte, o escritor homenageado do Escritaria 2019, Manuel Alegre, vai à
Escola Secundária Joaquim Araújo, às 10h00, e à Escola Secundária de Penafiel, pelas
11h30.