Penafiel está transformada na cidade do romancista Mário Cláudio. O Festival Literário Escritaria está de volta, transformando Penafiel durante quatro dias numa cidade onde se respira e se sente a literatura um pouco por todo o lado. O evento termina no próximo domingo.
Depois de Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho e Lídia Jorge, é, este ano, Mário Cláudio o nome que ficará ligado à cidade que se prepara para o homenagear.
Arte de rua, exposições, conferências, teatro, música, cinema, lançamentos de livros e exposições prometem contaminar tudo e todos com a vida e a obra do romancista, havendo ainda lugar para algumas surpresas.
Mário Cláudio, pseudónimo tão vincado e enraizado na literatura contemporânea portuguesa, que já quase nos fez esquecer o verdadeiro nome do escritor Rui Manuel Pinto Barbot Costa, é leitor compulsivo e escritor prolífico nos mais variados géneros literários. Nascido a 6 de Novembro de 1941, é homem de letras do Porto, mas sem quaisquer fronteiras físicas.
Novo romance de Mário Cláudio e antevisão do documentário biográfico na Escritaria…
Durante a Escritaria haverá uma antevisão do documentário biográfico, ainda por estrear, com a exibição de alguns excertos sobre o escritor, realizado por Jorge Campos e intitulado “Tocata para dois clarins”.
Momento alto do Escritaria será também a apresentação do seu novo romance, Astronomia, de Mário Cláudio, nesta sexta-feira, no Museu Municipal de Penafiel, às 21h30.
A par com a arte de rua que tradicionalmente contamina a cidade como as caixas de cartão, os post it`s gigantes e as frases espalhadas pelas ruas, haverá animação de rua a cargo da Escola de Música e Melodia de Penafiel e do grupo de teatro Andaime.
Este ano toda a comunidade está envolvida directa ou indiretamente neste encontro com o escritor e todos farão as honras da casa para o receber o e festejar afectos pelas palavras e por quem tão bem as escreve.
O Agrupamento de Escolas de Paço de Sousa, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro, a Escola Secundária de Penafiel e ainda a Universidade Sénior (ADISCREP) serão protagonistas dos trabalhos de arte pública que irão decorar as habituais montras das lojas de Penafiel.
Romancista em destaque na Biblioteca
Ainda nesta edição haverá surpresas na Biblioteca Municipal de Penafiel, com uma exposição intitulada “Biografias da Alma”, destacando algumas das biografias da alma portuguesa que o escritor aborda na sua obra ao longo dos seus anos de escrita, e um momento dedicado aos mais pequenos – uma Hora do Conto – que contará com a presença do escritor.
Pela primeira vez na Escritaria, no Museu Municipal de Penafiel estará patente uma exposição antológica sobre o escritor, intitulado “Mário Cláudio, muitas vidas numa vida”.
Para Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “ é uma enorme honra receber tão prestigiado escritor em Penafiel, na Escritaria”. “Mário Cláudio tem uma vasta obra e foi já galardoado com diversos prémios, entre eles o Grande Prémio de Romance e Novela da APE-DGLAB, o Prémio Fernando Namora e o Prémio Pessoa, entre outros, sendo um escritor de referência que marcará de forma significativa a Escritaria e as pessoas que, por esses dias, respiram e vivem a literatura em Penafiel”, acrescentou. Ainda para o autarca, a presença de Mário Cláudio em Penafiel e nas várias iniciativas que estão previstas vão permitir continuar “a fazer o que a Escritaria faz tão bem, que é criar momentos especiais para fruir da obra, tendo o privilégio de o escritor estar entre nós por esses dias e acessível a todas as pessoas”.
Relembrar edições anteriores e o poeta penafidelense Afonso Leal
Aquando da inauguração de arte pública, a Escritaria 2015 prestará homenagem a todos os escritores que passaram por Penafiel desde 2008 com uma largada de balões que contém as frases mais marcantes da vida e da obra de cada um deles.
Todos os cidadãos e visitantes de Penafiel terão oportunidade de escolher um balão, a recolher no posto de turismo da cidade e de participar nesse momento que homenageará também o poeta penafidelense, Afonso Leal, que faleceu recentemente. Além deste momento de homenagem a um grande poeta local, Afonso Leal será recordado aquando do encerramento do Escritaria, no domingo, na Biblioteca Municipal de Penafiel.