A Escola Secundária de Paços de Ferreira comemora hoje o 45.º aniversário.
Num comunicado, o director, José Valentim Sousa, considera este “um momento particular e muito desafiante”. “Tudo é novo para todos. Todavia, o mais importante é vencermos o medo”, defende.
Nesta data festiva, mas sem festa devido à pandemia, José Valentim Sousa faz vários reconhecimentos a toda a comunidade educativa, desde logo aos alunos que “não obstante todas as emoções novas, confiaram na escola e nos professores e continuaram a aprender”.
O director do estabelecimento de ensino agradece também às famílias que “face aos enormes desafios a que foram sujeitas, em muitos casos conciliando o trabalho à distância ou mantendo funções no exterior, asseguraram a gestão doméstica e assumiram, em parte, o papel de apoio directo aos alunos, complementando presencialmente o trabalho realizado pelos professores, à distância”.
O agradecimento estende-se aos docentes que “num curto período de tempo, se souberam adaptar, dedicando um enorme esforço, tempo e energia à aprendizagem e à transição para uma nova realidade, de ensino à distância” e ao pessoal não docente e respectiva equipa de Direcção que “com a mesma dedicação e empenho, souberam responder ao desafio, mantendo coesa a comunidade educativa, apoiando professores e alunos, e contribuindo para atenuar o impacto e os inevitáveis efeitos que tão brusca mudança provocou”.
No documento emitido, José Valentim Sousa considera da Secundária de Paços de Ferreira como “uma Escola de excelência”. “É consensual que, apesar de todos os desafios e dificuldades sentidas, foi possível construir novas rotinas e alcançar um estado de relativa calma e tranquilidade. Vamos continuar a cumprir a nossa missão”, promete, pedindo que se mantenha o empenho de todos.