Verdadeiro Olhar

Escola de Natação do Clube Aquático Pacense renovou certificação de “Excelência”

A Escola de Natação do Clube Aquático Pacense voltou a ser certificada, pela Federação Portuguesa de Natação, com o nível de “Excelência”, o nível máximo de certificação.  

Segundo nota de imprensa do clube, a distinção foi atribuída no Estádio José de Alvalade, durante a II Convenção Portugal a Nadar.

“A certificação das escolas de natação encontra-se dividida em quatro níveis ou patamares: Inicial, Prata, Ouro e Excelência. Num processo iniciado há sete anos, a Escola de Natação do Clube Aquático Pacense, depois de ter sido uma das três primeiras escolas de natação em Portugal a obter o Certificado de Qualidade – Nível de Excelência, nível máximo de certificação, renovou no presente ano este mesmo certificado”, refere a mesma fonte.

De recordar que este processo de certificação de escolas de natação está inserido no Programa “Portugal a Nadar” da Federação Portuguesa de Natação e “visa monitorizar e introduzir processos de melhoria no sistema de ensino utilizado em cada escola de natação, como forma de influenciar positivamente o desenvolvimento da natação enquanto modalidade desportiva, de recreação e de promoção da atividade física e saúde”. “Este processo centra-se na partilha de boas práticas e na possibilidade de todas as Escolas de Natação, com base nos seus modelos, poderem ter a possibilidade, numa perspectiva de melhoria contínua, desenvolverem, em conjunto, uma base de natação de qualidade, com patamares de exigência crescentes”, adianta o CAP.

“A atribuição deste nível de certificação, teve por base o preenchimento de um vasto conjunto de requisitos técnico-pedagógicos e organizativos, aferidos através de uma auditoria realizada à escola de natação. De destacar ainda que tanto a organização técnico-pedagógica da Escola de Natação do Clube Aquático Pacense, original a nível nacional, bem como as qualificações e formação dos seus recursos humanos, constituíram fatores decisivos na apreciação extremamente positiva por parte da entidade certificadora”, conclui o clube de Paços de Ferreira, que tem sido convidado para divulgar o modelo de ensino que aplica por todo o país.