Verdadeiro Olhar

Ermesinde vai eleger a melhor rabanada

A Junta de Freguesia de Ermesinde vai realizar, no próximo dia 25 de Novembro, o concurso “Da Melhor Rabanada”, uma iniciativa que vai decorrer na sede da Junta de Freguesia de Ermesinde e que tem uma cariz social, com a receita a reverter para os bombeiros da cidade.

Ao verdadeiro Olhar, Helena Oliveira, secretária da Junta de Freguesia de Ermesinde, referiu que esta é a primeira vez que a freguesia promove este concurso, tendo a ideia surgido no seio do Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo, de que a Junta de Ermesinde faz parte.

“Sendo Valongo conhecido pela sua indústria da panificação e tendo tradições na produção de regueifa e do pão surgir a ideia de avançarmos com o concurso da rabanada, uma iguaria típica do Natal”, disse, salientando estar expectante que a participação vai superar todas as previsões.

Fotografia: Junta de Freguesia de Ermesinde

“Habitualmente as pessoas da cidade costumam aderir em grande número a este tipo de actividades, além do mais estamos a falar de uma novidade e de um evento que irá reverter em prol associação humanitária dos bombeiros locais, instituição que é respeitada pela comunidade local e que habitualmente também colabora e apoio as actividades que se realizam em Ermesinde”, expressou.

Helena Oliveira esclareceu que as inscrições para participar no concurso decorrem de 21 a 23 deste mês, devendo os concorrentes no acto de inscrição deslocar-se aos Bombeiros de Ermesinde, preencher uma ficha que ficará depositada na corporação e levantar um prato ou recipiente, onde serão colocadas as rabanadas, deixando uma caução que será posteriormente devolvida aquando da entrega das rabanadas, no dia do concurso.

A secretária da Junta de Freguesia de Ermesinde informou, também, que os concorrentes aquando da inscrição, têm que levantar um envelope e uma ficha para a sua identificação.

No dia do concurso e juntamente com as rabanadas, os concorrentes  entregam o envelope com a ficha que receberam no acto de inscrição, preenchida no seu interior.

Um representante irá colocar, posteriormente, um número no prato das rabanadas e escreverá o mesmo número no exterior do envelope.

Helena Oliveira explicou que os critérios para a avaliação baseiam-se na cor das rabanadas, textura e sabor.

Durante a degustação, serão anunciados os vencedores e entregues os prémios que foram seleccionados pelo júri.