Ivo Oliveira, formando da ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde, foi um seleccionados para disputar a fase final do Campeonato Nacional das Profissões, que vai decorrer em Setúbal, de 9 e 14 de Fevereiro, depois de ter visto o seu projecto aprovado na fase regional.
O formando do curso de Técnico/a de Informática Instalação e Gestão de Redes revelou que para chegar à fase final teve de realizar provas iniciais de pré-selecção no passado dia 1 de Outubro, tendo sido apurado directamente para a fase nacional.
“Na fase regional apresentei um projecto que consistia em ligar computadores em rede, fazer parametrizações e verificar se o serviço estava activo”, disse, salientando que nesta fase contou com o apoio dos formadores e da própria ADICE, contributos que considerou importantes para chegar à fase final.
“Quero agradecer à ADICE e aos formadores pelo apoio que me têm dado e que me permitiu estar entre os sete candidatos seleccionados para a fase nacional”, revelou, sustentando esta foi a única instituição da Área Metropolitana do Porto a conseguir este feito na área de Gestão de Redes Informáticas.
Falando das expectativas que tem para o campeonato nacional, Ivo Oliveira destacou que o o seu objectivo é dar o melhor, divertir-se e dignificar a instituição e honrar o apoio que tem tido por todos os actores da instituição que frequenta.
Refira-se que Ivo Oliveira é conhecido pelos bons resultados obtidos no curso que frequenta. Questionado sobre o seu futuro, o formando revelou que pretende acabar o curso de aprendizagem, obter a equivalência ao 12.º ano e prosseguir para o ensino superior. “A minha meta para já passa por acabar o curso, inscrever-me no ensino superior e seguir um curso relacionado com segurança de rede e de dados”, acrescentou.
O World Skills Portugal é um concurso dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que “concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, que têm como propósito demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso”.
Os concursos visam testar “a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir factores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem”.
Os campeões da fase nacional vão posteriormente participar nos Campeonatos Europeu, em Graz, na Áustria, em 2020, e Mundial das Profissões, em Xangai, na China, em 2021.