Verdadeiro Olhar

Comboios vão apitar no ‘EntreLinhas’ – a Festa do Ferroviário que vai decorrer em Ermesinde

Foto: Pexels/Tuur Tisseghem (direitos reservados)

O EntreLinhas, a ‘Festa do Ferroviário’, chega a Valongo para mais uma edição de 25 a 27 de agosto, numa iniciativa lançada pela Câmara Municipal e que visa “perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários”.

O evento realiza-se no Parque Urbano e Fórum Cultural, Largo da Estação e Gandra, mantendo-se como comissário o deputado à Assembleia da República, José Carlos Barbosa, quadro sénior da emporesa Caminhos de Portugal.

A programação arrancou esta sexta-feira com a conferência “A abertura da linha de Leixões”, a partir das 9h00, no Fórum Cultural de Ermesinde.

O programa geral inclui também animação itinerante e dinâmicas culturais variadas com espetáculos, gastronomia, exposições e tertúlias. Destaca-se também a Mostra de Turismo e Cultura de Municípios das linhas do Douro, Minho e Leixões.

O Entrelinhas inclui concertos que ficarão a cargo dos Clã e João Só, que convida Nena e Carolina de Deus e, ainda, o grupo Moullinex.

“A primeira edição da EntreLinhas – Festa do Ferroviário superou todas a expectativas. A comunidade aderiu com enorme entusiasmo a esta grande iniciativa cultural que se realiza nos dois lados da linha-férrea que atravessa a cidade de Ermesinde, unindo os dois lados desta cidade que queremos que seja uma referência na elevação do património material e imaterial ferroviário”, salientou o presidente da autarquia local, citado em nota de imprensa.

José Manuel Ribeiro sublinha que “o setor ferroviário faz parte da memória e da identidade nacional, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por constituir um dos meios de transporte mais sustentável e amigo do ambiente, tanto para passageiros, como para mercadorias”.

“Tendo uma grande importância numa parte considerável do nosso Concelho, os ferroviários ajudaram a construir a cidade de Ermesinde, o que nos obriga a preservar a sua memória e a celebrar a união destas gentes que tanto deram ao nosso território e que por isso os Ferroviários passaram a integrar o conjunto das nove logomarcas do município”.

Assim, nos próximos anos, Valongo pensa “consolidar o EntreLinhas como um evento anual ligado quer à dimensão material da ferrovia, mas sobretudo à dimensão humana e imaterial da ferrovia, que junte na cidade de Ermesinde toda a família ferroviária de Portugal”, conclui o autarca.

O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da estação ferroviária, a cidade de Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões.

Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde. Além do reconhecimento da importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde e do Município de Valongo, o objetivo é contribuir para a promoção do conhecimento sobre o património material e imaterial ligado à ferrovia e aos ferroviários, através do aprofundamento e difusão do conhecimento sobre a importância transversal dos caminhos-de-ferro, envolvendo toda a comunidade ferroviária em Portugal.