A equipa do Agrupamento de Escolas de Valongo ficou em terceiro lugar na final nacional do Concurso YPEF – Young People in European Forests, que decorreu, a 27 e 28 de Abril, na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Os alunos participaram para “aprender muito mais sobre as florestas e a melhor forma de as gerir” pois “mesmo que não sejamos proprietários florestais, é muito útil para o futuro pois fará de nós melhores cidadãos”, disseram António Machado, João Nunes e Carlos Jales, no final da competição.
Os grandes vencedores foram os alunos do Agrupamento de Escolas n.º 1 do Marco de Canaveses, que vão representar o país na final europeia. Em segundo lugar ficou a equipa da Escola Secundária de Monserrate.
Segundo a Forestis – Associação Florestal de Portugal, responsável pela organização do concurso no nosso país, todas as equipas realizaram uma prova escrita em inglês e criaram e apresentaram um poster com o tema “Prevenção da erosão pelas florestas da região próxima à minha escola”, onde utilizaram os conhecimentos adquiridos ao longo da participação no concurso.
As equipas e os professores acompanhantes tiveram também a oportunidade de contactar de perto com a diversidade faunística e florística do Reserva Natural das Dunas de São Jacinto e, através de uma visita guiada, perceber o papel da floresta na protecção da orla costeira e aprender como a intervenção humana e a floresta podem actuar neste âmbito.
Os objectivos deste concurso passam por dar a conhecer a floresta, a biodiversidade e as profissões florestais; sensibilizar para a importância de valorizar e proteger estes ecossistemas; propiciar o intercâmbio de experiências e a interculturalidade entre jovens; e criar bases para uma maior participação e intervenção dos jovens em processos de decisão ligados à gestão sustentável das florestas, refere a organização.
Esta não é a primeira vez que alunos de Valongo se destacam nesta competição. Em 2015, jovens valonguenses ficaram em 2.º e 3.º no Concurso Europeu.