Verdadeiro Olhar

Equipa cinotécnica de Valongo certificada para intervir em catástrofes internacionais

A equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de Valongo pode, a partir de agora, ser accionada para busca e salvamento em situações de catástrofes em todo o mundo. Os três elementos que a compõem foram creditados pela ONU na área de Segurança dos Teatros de Operação de Equipas INSARAG.

Pedro Baptista, um dos elementos da equipa cinotécnica dos Bombeiros de Valongo, explicou ao VERDADEIRO OLHAR que a creditação obtida pelos três homens “permite intervir, com os seus cães, em situações como terramotos em qualquer parte do mundo”. “Tínhamos de ter essa certificação para podermos fazer parte das equipas INSARAG e ser chamados a intervir em situações de catástrofe internacionais”, explicou.

De referir que as equipas INSARAG são uma rede global de mais de 80 países e organizações sob controle das Nações Unidas para coordenar e reforçar todos os esforços na busca e salvamento, principalmente em grandes catástrofes como terramotos, inundações, entre outros. INSARAG é a sigla para International Search and Rescue Advisory Group, que pode ser traduzido como Grupo consultivo internacional de operações de busca e salvamento. As equipas certificadas são as primeiras a intervir em grandes catástrofes.

A certificação dos três elementos dos Bombeiros de Valongo foi concluída no passado dia 1 de Julho. Segundo Pedro Baptista o processo de certificação é feito on-line. Depois de receber o manual, na sua totalidade em inglês, para estudar os procedimentos, a equipa foi colocada à prova através de um teste final, tendo sido concluído com sucesso.

Equipa cinotécnica tem novo elemento

Desde Março deste ano que os Bombeiros de Valongo passaram a contar com a nova valência da equipa cinotécnica, composta por Pedro Baptista e Pedro Sousa, com os seus cães Sasha, Tracy e Boss. Entretanto, a equipa já cresceu. Paulo Sousa é o voluntário que, conta Pedro Baptista, começou por ajudar em algumas tarefas e depressa se interessou por integrar a equipa. Com ele entrou Ania, uma pastor alemão de um ano, que está agora a ser treinada para a busca e salvamento de pessoas.  A equipa ainda não foi accionada para uma situação real, mas a preparação para essa eventualidade é feita semanalmente. A equipa tem ainda andado pelo país a dar formação de primeiros socorros em animais para outros bombeiros. Em meados de Setembro ou Outubro a equipa poderá participar num simulacro que acontecerá em Madrid, estando também a ser preparado um simulacro em Valongo.