O presidente da secção de atletismo do FC Penafiel, Aires de Sousa, destacou que a sua equipa apenas garantiu a vitória na última etapa, que se disputou em Cinfães, tendo totalizado mais dois pontos que o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, segundo classificado.
A prova em Cinfães contou com cerca de 250 atletas de vários escalões, tendo o FC Penafiel estado representado nos escalões de juniores e seniores, masculinos e femininos e veteranos.
Ao Verdadeiro Olhar, Aires de Sousa, realçou que este título é um prémio para o esforço realizado pelos atletas, equipa técnica e demais staff.
“Estamos a falar de um título que engrandece o clube, dá visibilidade à modalidade e ao concelho, em geral”, afirmou.
“Continuamos a ser o parente pobre do clube”
Aires de Sousa defendeu, também, que apesar de mais este título, a secção de atletismo do FC de Penafiel continua a confrontar-se com a falta de apoio financeiro quer do clube quer da própria autarquia.
“Apesar de tudo o que temos dado ao clube e ao concelho continuamos a ser o parente pobre. Sobrevivemos com um orçamento baixo e sem possibilidades de competir com outros clubes com melhores condições”, afirmou, realçando, no entanto, estar agradado pelo anúncio feito pelo executivo municipal de que vai avançar com a construção de uma pista de atletismo.
“É um equipamento que vai proporcionar, seguramente, melhores condições aos atletas e de que a cidade não dispunha”, assegurou.
Falando dos próximos desafios da secção de atletismo do FC de Penafiel, Aires de Sousa revelou que a atleta Rosa Madureira, campeã nacional do Campeonato de Portugal FPME de Maratona em Montanha, vai participar no dia 9 de Julho no Campeonato da Europa de Atletismo em Montanha, prova a realizar na Eslovénia.
“É uma prova exigente do ponto de vista físico, mas acredito no potencial da Rosa Madureira, e o nosso objectivo passa por ficar nos 20 primeiros lugares”, referiu.