Várias instituições e associações do concelho participaram, no dia 19, no “Encontro de Cantares de Janeiras” da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo, evocativo à saúde na comunidade do Tâmega e Sousa.
Segundo fonte da Casa de Pessoal do Padre Américo, o evento teve como objectivo promover esta tradição cultural, reunindo em convívio e repleto de afectos, várias gerações presentes, sob o lema “Somos Todos Casa do Pessoal” e promover a proximidade entre as colectividades e profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.
Além da ACRO – Associação Cultural e Recreativa de Croca, Associação Danças e Cantares da Villa Bonelli, participaram neste encontro, que teve, também, como propósito preservar esta tradição, o Grupo Etnográfico Cantar É Viver Capela, do Centro Cultural e Rancho Folclórico de Paço de Sousa, do Grupo de Cantares Tradicionais de Abragão e do Cantarias- Grupo de Cantares Populares.
A sessão decorreu no Auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Participaram, também, o Centro Social da Associação para o Desenvolvimento de Galegos.
Citado em comunicado, o presidente da Casa de Pessoal do Padre Américo, Fernando Vieira, realçou a importância de preservar o património imaterial e etnográfico, promovendo a cultura popular da região e o espírito de comunidade.
Fernando Vieira agradeceu a todos os intervenientes que tornaram possível o evento, e colegas na direcção desta associação cultural, recreativa e desportiva.
A iniciativa foi promovida no âmbito do Plano de Actividades da Casa do Pessoal, em colaboração com o CHTS e encerra hoje, pelas 16h15, com a presença da Tuna do Agrupamento de Escolas do Pinheiro no hall/sala visitas da entrada principal do Hospital Padre Américo.