É um dos maiores eventos de panificação do país. A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista está de regresso a Valongo, de 31 de maio a 4 de junho, para celebrar uma das principais marcas identitárias do concelho.
Para esta edição estão previstos cinco dias de festas, com concertos, showcookings, exposições, teatro, recriações históricas, gastronomia, artesanato, destacando-se o núcleo de fabrico ao vivo e venda de biscoitos e de regueifa. As atividades vão acontecer no núcleo central da cidade de Valongo, que estará cortado ao trânsito, designadamente no Largo do Centenário, Rua de S. Mamede, Praça Dr. Nunes da Ponte, Parque da Senra e Rua de Sousa Paupério, refere o município, em comunicado.
Promovida pela autarquia local, em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo, a Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista realiza-se desde 2014, com o objetivo de “manter viva a tradição e estimular o seu potencial económico”.
A abertura oficial está marcada para o dia 31 de maio, pelas 14h30, com o tradicional desfile alegórico, envolvendo centenas de crianças das escolas do concelho.
Destacam-se também as recriações históricas do “Casamento”, a “Eleição do Juiz de Paz”, o ” Vallongo da Estrada”, a “Procissão dos Ofícios e Bênção da 1ª Pedra”, a “Procissão dos Almocreves” e a Cerimónia da Bênção do Pão, na sexta-feira, dia 2 de junho.
Mas o programa inclui algumas novidades como o ‘Espetáculo de Videomapping’, na Igreja Matriz, e o lançamento do novo Hino da Regueifa, com letra e música de José Manuel Carvalho e orquestração de Salomão Abreu, que será entoado por Gisela Afonso.
De salientar também, o desfile e cerimónia capitular da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo e o Showcooking com o Chef Hélio Loureiro, dia 3 de junho, bem como o concurso “Ao domingo é dia de… Concurso da Melhor Regueifa e Biscoito da Feira 2023”, um dia depois.
Os concertos deste ano serão protagonizados por Marta Ren, dia 31 de maio, Criatura, 1 de junho, Wilson Honrado, 2 de junho, Aurea, a 3, e Mickael Carreira, no último dia da feira.
A animação itinerante está a cargo dos grupos Gaitifarra, Drama e Beiço, Sopraki, Gaitas Sirigaitas e Trupe dos Almeidas, sendo que pelo certame vão atuar várias associações do concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal “esta festa pertence à comunidade, faz parte da nossa alma”, não deixando de enaltecer “a adesão de padeiros, biscoiteiros, doceiros, das escolas do município, associações, artesãos, confrarias, e das pessoas em geral que, espontaneamente, decoram as suas casas e lojas para receber os milhares de visitantes que, durante todos os dias” do certame, passam por Valongo e “ficam encantadas com o potencial da nossa terra”.
José Manuel Ribeiro não tem dúvidas em afirmar que esteve evento é “uma aposta ganha”. Razão pela qual, o município investe “cada vez mais neste evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e resultados muito positivos no tecido económico local”.
“Temos uma tradição muito forte ligada à panificação, um filão que começa a ser devidamente explorado”, frisa o autarca, citado na nota de imprensa, manifestando a convicção de que “mais uma vez esta grande festa que é também uma homenagem a padeiros e biscoiteiros vai superar as melhores expetativas”.
A programação completa pode ser consultada no site de município de Valongo, através do link https://www.cm-valongo.pt/descobrir/eventos/evento/feira-da-regueifa-e-do-biscoito-mercado-oitocentista-valongo-2023