Terminada a 10.ª edição da Geração Depositrão, projecto que visa estimular e educar os cidadãos para a adopção de boas práticas ambientais, a organização faz um balanço positivo.
“No ano lectivo de 2017/2018 foram recolhidas mais de 460 toneladas em todo o país (aumento de 11% face à edição anterior), nas mais de 900 escolas e entidades inscritas no desafio de recolha de equipamentos eléctricos electrónicos e pilhas em fim de vida”, descreve nota de imprensa.
As escolas do distrito do Porto recolheram mais de 26,5 toneladas de resíduos, tendo-se destacado pelas quantidades a EB 1/JI de Chouselas, Escola Básica e Secundária de Airães e Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso.
Mas a EB 2,3 de Frazão, em Paços de Ferreira, foi também distinguida como a escola que recolhei mais peso de pilhas usadas no distrito do Porto em 2018, ultrapassando os 100 quilogramas.
“As escolas são inspiradoras e provam todos os anos a sua capacidade gigante de participar activamente na construção de um ambiente melhor e mais saudável”, salienta Filipa Moita, responsável de comunicação do projecto.
Actualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de ensino, com maior incidência nas escolas do 1.º ciclo do ensino básico.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas.