Um grupo de alunos espanhóis visitará Paredes, entre os dias 17 e 22 de Novembro, no âmbito de um programa para a educação escolar promovido pela União Europeia em que está envolvida a EB 2,3 de Cristelo. O projecto envolve quatro países – Portugal, Espanha, França e Itália – e tem como principal objectivo incentivar a constituição de parcerias estratégicas entre instituições escolares, sob uma área de trabalho comum. Neste caso, o Programa Erasmus + KA2 tem subjacente o “Projecto Enológico”.
Depois de realizarem trabalho de pesquisa e várias actividades na própria escola, os alunos têm a oportunidade de visitar os colegas de outros países que estão envolvidos no projecto. Durante esta semana, os jovens espanhóis irão acompanhar os alunos portugueses na sua vida escolar e familiar, assistir a aulas e desenvolver atividades comuns de aprendizagem como a prática laboratorial de análise organoléptica do vinho ou o desenho de um rótulo para garrafa de vinho, além de visitarem a Quinta da Aveleda e as caves da Sandeman, entre outros, explicam os professores responsáveis pelo Programa na EB 2,3 de Cristelo, Natalina Nogueira, Sandra Pinto e Manuel Ribeiro.
Mais três intercâmbios previstos
Este é o segundo ano lectivo em que esta escola de Paredes está envolvida neste projecto. No ano passado, um grupo de 17 alunos do 8.º ano e cinco professores teve a oportunidade de participar num intercâmbio com Novara (Milão), em Itália. Uma oportunidade que permitiu construir laços de amizade com os alunos italianos, afirmam os docentes. Este ano, para já, são 10 os alunos do 8.º ano desta escola envolvidos. O projecto, destinado a alunos entre os 13 e os 16 anos, inclui quatro países. Além da escola de Cristelo e a de Novara, estão integradas no programa uma escola de Cazères (Toulouse), França e um grupo da escola de Burgos, Espanha, que na próxima semana vai visitar o concelho.
O projecto permite aos alunos desenvolver várias actividades em diferentes disciplinas, como Físico-Química, Matemática, Educação Visual ou Música, sempre em Inglês. Os alunos usam as Tecnologias de Informação e Comunicação para contactar com as escolas parceiras e todos os trabalhos são publicados num Blogue do projecto. Só depois passam às visitas aos diferentes países com programas culturais e de estudo centrados na área de cada projecto.
Como coordenadora deste projecto de enologia a escola de Burgos arranca, este ano, com o programa de intercâmbios. Em Paredes estarão 10 alunos e dois professores que vão participar num programa de actividades e ser recebidos na Câmara Municipal de Paredes, no dia 19.
Este ano lectivo, explicam os docentes, haverá ainda mais três situações de intercâmbio para estes jovens. 10 alunos (acompanhados de professores) de Cristelo irão a Burgos participar num programa de actividades. Em Abril de 2016 será a vez de um grupo de 17 alunos se deslocar a Toulouse. Um mês depois serão os alunos franceses a visitar o concelho de Paredes.
As vantagens são muitas, acreditam os professores. “Estes alunos têm a oportunidade de praticar intensamente o Inglês, ou o Espanhol, assim como conhecer outras realidades e modos de vida de culturas europeias, para além de poderem vivenciar o quotidiano no seio de uma família de acolhimento de um(a) colega/amigo(a) das escolas parceiras”, referem Natalina Nogueira, Sandra Pinto e Manuel Ribeiro.