Uma cidade que tem crescido em qualidade ao longo dos seus tempos.
Uma cidade que nos surpreende todos os dias com a sua capacidade de atrair pessoas para cá viver, visitar e trabalhar.
Uma cidade que é, afinal, a capital do Vale do Sousa e que nos enche de orgulho por tudo aquilo que cá se faz, mas também pela gente trabalhadora que cá temos.
E não teríamos melhor forma de assinalar este aniversário do que brindar a nossa comunidade com a apresentação pública do projecto, tão desejado por todos, do Ponto C – Cultura e Criatividade. O novo espaço de artes e cultura que vai ser construído em Penafiel, no coração do nosso centro histórico, estrategicamente pensado como uma excelente forma de fazer crescer esse mesmo centro e alargar a própria cidade para o Cavalum.
Com uma paisagem verde magnifica à sua volta, com ligações garantidas a partir do centro da cidade e da variante do Cavalum, o novo espaço vai ter condições de acolher qualquer tipo de criação artística, durante todo o ano, algo que já há muito era reclamado pela comunidade Penafidelense. Comunidade esta que votou nas anteriores eleições autárquicas, em 2017, de forma muito clara e expressiva, e deu o voto de confiança à Coligação Penafiel Quer, para dirigir os destinos de Penafiel até 2021.
Portanto, ao contrário do que apregoam, o Executivo está mais do que legitimado para avaliar e decidir aquilo que é melhor para Penafiel, num determinado momento da sua gestão autárquica, sendo certo que a vontade e as necessidades do espaço em causa eram já por todos há muito conhecidas, não se tratando, por isso, de qualquer acto de desconsideração.
É assim mesmo que se faz: agir, trabalhar, encontrar oportunidades e soluções que permitam corresponder às ansiedades e necessidades da nossa comunidade. Foi para isso que este Executivo foi eleito.
Estou certa de que o projecto a ser apresentado a todos vai surpreender de forma extremamente positiva e que vamos estar todos em contagem decrescente para o ver nascer e para dele podermos usufruir.
Parabéns Penafiel! E que a prenda dos seus 250.º aniversário, a comemorar em 2020, seja a construção desse Ponto C, pelo qual todos esperamos.