Verdadeiro Olhar

Duas listas disputam liderança da Comissão Política Concelhia do CDS

 

A Comissão Política Concelhia de Valongo do CDS vai a votos no próximo dia 14 de Julho com duas listas concorrentes. Alexandre da Silva Teixeira e António Machado encabeçam as listas que disputam a liderança da estrutura que terá na agenda dos próximos meses a preparação das eleições autárquicas de 2017.

A liderar a lista A, Alexandre da Silva Teixeira apresenta um programa que pretende “contribuir para uma visão renovada da política como uma actividade que serve para servir, incluir e influenciar”. O candidato, em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, salienta a inclusão na sua lista “abrangente”, de continuidade, de “muitos jovens e novos militantes que chegaram com sangue novo e dinamismo”. Do conjunto de objectivos da candidatura faz parte, à cabeça, a organização interna do partido, continuando com o aumento da base de militantes do CDS em Valongo. Alexandre da Silva Teixeira pretende criar uma base sólida e renovada de militantes. Segundo salientou, o “partido está no território com três principais preocupações”, nomeadamente com as questões relacionadas com o emprego e com a dinamização do tecido empresarial. Alexandre Teixeira sublinha que é preciso, por exemplo, perceber a razão da falta de interesse das Pequenas e Médias Empresas se instalarem em Valongo e corrigir as falhas, apresentando ideias para a dinamização do tecido empresarial. Outra preocupação prende-se com a coesão social, bem como a apresentação de politicas de juventude que permitam orientar os jovens para as necessidades profissionais do concelho. A existência de uma segunda lista aos órgãos do partido é, para Alexandre Teixeira, “extraordinariamente saudável”, reconhecendo que “há muitos anos que há uma pequena facção interna de oposição”. Reconhecendo também o “elevado mérito” de pessoas na Lista B, o candidato afirma que caso vença tem a “intenção de integrar no órgão pessoas da lista adversária”.

“Mudar o rumo do partido”

Para “mudar o rumo” do CDS de Valongo surgiu a Lista B, liderada por António Machado. O candidato, em declarações ao VERDADEIRO OLHAR, explicou que a lista foi constituída por um grupo de militantes que quer “mudar o rumo” e tornar o partido, a nível local, “mais unido, mais coeso, mais activo e mais disponível no concelho”. A Comissão Política Concelhia, salienta, “tem tido uma actuação, do ponto de vista político, muito diminuída e apagada”. “Tem estado muito nas mãos de uma ou duas pessoas”, lamenta, acrescentando que “tem de estar nas bases, em todos os militantes que, até agora, não eram chamados a participar activamente”. “Queremos um partido mais activo, mais válido”, reitera António Machado, acrescentando que o CDS tem “valor pessoal humano que precisa de ser aproveitado”. A Lista B apresenta um programa com 10 medidas que “irão reforçar, unir e renovar o partido mas também preparar as eleições autárquicas”. As medidas passam pela criação de núcleos de filiados para estar mais próximo das populações das quatro freguesias,  pela criação de um conselho dos mais seniores do partido; a implementação de uma reunião bi-mensal da comissão política concelhia alargada a todos os militantes; vai ser implementada uma hora de atendimento semanal aos militantes e vai ser criado um “governo sombra” que acompanhe a actividade da câmara municipal e de cada uma das juntas de freguesias. Externamente propõem a criação de uma linha de apoio à população do concelho e a criação de um gabinete de comunicação para com as associações e instituições.

De referir que o próximo mandato da Comissão Política Concelhia será marcado pela preparação dos próximos combates políticos, designadamente das eleições autárquicas em 2017. Ambas as candidaturas têm páginas no facebook: “Lista A: Eleições CDS Valongo “ e “Por um CDS Valongo Maior e Melhor. LISTA B”. As eleições decorrem no dia 14 de Julho, das 19h00 às 22h00 na sede do partido em Valongo, na Avenida Oliveira Zina.