Verdadeiro Olhar

Donos de colecção privada de carros clássicos instalada em Penamaior querem ter museu

Um casal de emigrantes, em França há cerca de 40 anos, instalou em Penamaior, Paços de Ferreira, uma colecção privada de automóveis clássicos com 64 viaturas. Para já é privada, e não está acessível ao público em geral, mas o objectivo de José Avelino Meireles Pereira Gonçalves, natural de Vizela, e da esposa, Maria Alcina Alves, de Lamoso, Paços de Ferreira, é transformá-la num museu.

A colecção é relativamente recente. Foi em 2018 que tudo começou. Sabendo da paixão do marido pelas viaturas clássicas, Maria Alcina Alves ofereceu-lhe um Volkswagen 1200 cabriolet de 1959 como prenda de aniversário.

O casal, durante a inauguração

Depois de muitos quilómetros percorridos e horas gastas, o casal reúne agora uma colecção de dezenas de carros, sendo que alguns outros ainda estão a ser recuperados para se juntarem aos já expostos em Penamaior. É caso do veículo mais valioso, um Maserati 350 GT dos anos 60, refere José Gonçalves.

O carro mais antigo da colecção é de 1912 e há veículos de diferentes marcas e modelos até aos anos 90.

A colecção foi inaugurada no início do mês, mas, por enquanto, só é visitada por amigos e conhecidos do casal. “Gostava de abrir ao público, como um museu, quando e como não sei ainda”, adianta o proprietário, que já está em conversações com a Câmara Municipal.

O objectivo é continuar a fazer crescer esta colecção que reúne viaturas “valiosas” e “raras”.  

José e Maria Alcina ainda vivem em França, onde têm negócios na área do mobiliário, mas querem, a partir do próximo ano, passar mais tempo em Penamaior. Têm três filhas e cinco netos.