Foi há dois meses que a pandemia COVID-19 registou os primeiros casos em Portugal. Dois dias depois, confirmavam-se os primeiros infectados em Lousada e Felgueiras, na região. De lá para cá os números não têm parado de crescer, embora nos últimos dias haja algum sinal de abrandamento em alguns concelhos.
Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo somam, segundo os dados mais recentes da Direcção-Geral da Saúde (DGS), 1.671 casos positivos desde o início do surto.
Quando a análise é feita pelo número de casos por cada 10 mil habitantes, os concelhos da região surgem entre os mais afectados do país. Depois de Vila Nova de Foz Coa e Ovar, Valongo é o terceiro município do país com mais infectados por 10 mil habitantes (75,5). Lousada está no 16.º lugar e Paços de Ferreira no 18.º. A nível global, Valongo mantém-se como o oitavo concelho português com mais casos positivos, com 729. Paredes é o 20.º com 305.
Uma análise mais concreta, concelho a concelho, mostra que foi a 23 de Abril que Valongo registou o número máximo de novos casos: 58. A média semanal de casos é agora de quatro, mas já chegou a ser de 28,6 casos.
Já Paredes teve pico de novos infectados a 5 de Abril, com 25 pessoas confirmadas como positivas. Houve outros picos mais baixos a 20 de Abril (17) e a 27 de Abril (16). A média semanal actual é de 4,4 casos. Chegou a ser de 11,4 casos no início do mês passado. O concelho tem em média 35,4 casos por cada 10 mil habitantes.
Na mesma altura, a 9 de Abril, Paços de Ferreira registava também o máximo de casos médios por semana: 11,7. A média de hoje é de quatro casos. O maior número de novos casos aconteceu a 7 de Abril: 20. À semelhança de Paredes, houve picos idênticos a 9 de Abril (17) e 3 de Abril (16). O concelho tem 267 infectados, uma média de 47,1 casos por cada 10 mil habitantes.
Em contraciclo com os outros concelhos da região, Lousada, que foi dos primeiros concelhos a ter casos e evoluiu devagar no início, tem actualmente a média de casos semanais mais elevada desde que começou a pandemia: 7,3. O maior número de casos novos confirmados aconteceu recentemente, a 30 de Abril, quando se juntaram à lista mais 18 infectados. Tem 225 casos positivos registados, cerca de 48,1 por 10 mil habitantes.
Penafiel é o concelho da região com menor número global de casos (145), cerca de 20,7 por 10 mil habitantes. Chegou a ter uma média semanal de 6,9 casos, mas agora está nos 0,3. O pico de novos casos conhecidos – 16 – aconteceu a 16 de Abril.
Mortes e casos de recuperação sem dados por concelho
A DGS não revela dados concretos por concelho sobre mortes e casos de recuperação, pelo que é impossível saber quantos aconteceram nestes cinco concelhos.
Alguns dados revelados no início, pelas autarquias e por uma instituição, davam como certas cinco mortes em Paços de Ferreira, cinco em Valongo (lar de Alfena), quatro em Paredes e duas em Lousada. Em Penafiel não é conhecido nenhum caso. Mas tendo em conta que há mais de 600 vítimas mortais confirmadas no Norte do país é de esperar que se contem bastante mais nestes concelhos.
Também não é possível saber quantos dos casos confirmados já recuperaram entretanto. No global mais de 1.700 pessoas até hoje ficaram curadas.