Porque a questão mereceu alguns reparos de alguns vereadores, pelo facto da data da iniciativa ser em cima do início da Campanha Eleitoral; o Presidente da Câmara reagiu em modo de defesa, dizendo que até tinha desconhecimento da iniciativa (o que provocou risos até dos assistentes presentes na sala) e que se fosse preciso, solicitava a presença do Presidente do Conselho de Administração da Vallis Habita para explicar.
(Não sei se resultaria, porque o mesmo já foi chamado a pronunciar-se na Assembleia Municipal sobre determinado assunto e não compareceu.)
Da minha parte mentalmente reagi de imediato e pensei: o Quê? A Empresa Municipal que tem um Conselho de Administração presidido por um dito homem de esquerda, escolhido pelo Presidente da Câmara, que organiza um passeio a Fátima em cima das eleições para as Autarquias e o Presidente da Câmara sem saber? Isto não se faz!
Mas ao mesmo tempo também pensei cá para mim; Alto aí, que isto aqui pode haver alguma confusão.
E cá com os meus botões; se o Presidente da Câmara não sabe e tem o Conselho de Administração da Vallis Habita constituído por gente do Partido Socialista, presidido por um dito homem de esquerda e todos escolhidos pelo Presidente da Câmara a fazer coisas como fazia o Dr Fernando Melo e não o informa? Isto não me parece bem.
E cá comigo revoltado concluí: Isto não se faz ao Presidente!
Ou será que o Presidente do Conselho de Administração da Vallis Habita, também não saberá? Até poderia estar de férias quando a decisão foi tomada. Eu sei lá! Eu sei lá!
Mas por outro lado deixou-me a pensar! Será por isto que ao contrário do que fazia antes, o Presidente da Câmara agora, elogia tantas vezes iniciativas do Dr. Fernando Melo no passado e até o imitam?
Mas pensando ainda melhor; isto é capaz de ter algum sentido!
Na minha última intervenção na Câmara, sobre os problemas existentes nos Bairros de Habitação Social (que afinal, são problemas comuns a todos os Bairros) e onde campeia o desleixo nas entradas dos Blocos e da responsabilidade da Vallis Habita; caleiras entupidas e a provocar infiltrações de água em habitações; sujidade das pombas que até no interior dos edifícios passeiam à vontade; uma enorme quantidade de reclamações junto da Vallis Habita feitas há anos e sem uma simples resposta; humidades no interior das habitações; falta de limpeza das ruas; ruas no interior dos Bairros todas esburacadas e sem reparação à vista; equipamentos desportivos polivalentes ao abandono e outras mais.
Mas como tudo isto há anos que não tem solução, talvez seja por falta de meios humanos para tal.
E como pelos meios ao seu dispor, a Vallis Habita, Empresa Municipal não resolve, será que surgiu a ideia de levar os velhinhos a Fátima a implorar a solução dos problemas dos Bairros de Habitação Social? Se assim for não estará mal pensado. Falta é saber se resulta!
E assim procedendo, tapa-se a boca aos maldizentes, que andam sempre a dizer que a Vallis Habita só serve para receber o dinheiro das rendas e tem os cofres cheios porque não utiliza o dinheiro.
Afinal o dinheiro é para as ocasiões (destas).
E lá na deles; se a CDU refilar, a gente diz que eles estão aliados ao PSD e fica logo tudo esclarecido.
No século passado, houve uma frase que ficou celebremente conhecida: Para Angola rapidamente e em força.
Em 2017, ano de eleições, o Conselho de Administração da Vallis Habita, constituído por gente do Partido Socialista e presidido por um dito homem de esquerda decide: para Fátima com os velhinhos em Setembro e a todo o gás (ou Gasóleo).
E com este alegado desconhecimento em torno da decisão sobre a ida a Fátima em Setembro, há vozes que relacionam a atitude com o que frequentemente se dizia no século passado que era: Tu sabes mais que a Lúcia!!!
E que pelo alegado desconhecimento de alguns, agora há quem diga.
Tu sabes mais que o Zé Maneeel!!!