Verdadeiro Olhar

Director clínico do Centro Hospitalar Universitário de Santo António é de Penafiel

O Governo nomeou, hoje, o conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Santo António, que resulta da fusão entre o Centro Hospitalar Universitário do Porto e o Hospital Magalhães Lemos. 

“O novo centro hospitalar, manterá a sede no Hospital de Santo António, monumento nacional, incorporando ainda o Centro Materno-Infantil do Norte Albino Aroso, o Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães e o Hospital Magalhães Lemos”, refere nota. “Contará com 5425 trabalhadores e 1090 camas de internamento”, sendo responsável pelo ciclo clínico do mestrado integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, “o curso com mais elevada classificação de acesso ao ensino superior em Portugal”.

Na presidência do conselho de administração fica Paulo Jorge Barbosa Carvalho, que já presidia ao Centro Hospitalar do Porto, desde 2016. Da mesma forma, o director clínico, o penafidelense José Fernando da Rocha Barros, vai manter funções neste novo centro hospitalar.

Nascido em Irivo, em 1961, José Fernando da Rocha Barros é doutorado em Ciências Médicas (2008-13) e licenciado em Medicina (1980-86) pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. É ainda Assistente Graduado Sénior de Neurologia do Hospital de Santo António do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto), desde 2015 e Professor Catedrático Convidado do ICBAS, desde 2017.

Era director clínico do CHU Porto desde 2016 e director do Departamento de Neurociências desde 2013. É também regente de “Dissertação/Projecto/Estágio”, desde 2016, responsável pelo módulo“Semiologia Neurológica”, desde 2015, e membro da Comissão Científica do Mestrado Integrado em Medicina, além de investigador, entre outros.

Publicidade