Os cientistas descobriram também que a principal causa deste incidente era a emissão de Clorofluorcarbonetos (CFCs), largamente produzidos pelas indústrias de todo o mundo e comummente encontrados em sprays e, entre outros, aparelhos de refrigeração.
Com esta informação em mente, foi celebrado, em 1987, um Tratado internacional com vista à redução da produção e emissão de CFCs à escala global, o Protocolo de Montreal. Mas, hoje, dia em que se celebra este Protocolo, como se encontra a Camada do Ozono?
Segundo avança a revista Science, o Tratado parece estar a funcionar. De acordo com a publicação, o buraco na Camada do Ozono terá diminuído significativamente desde 2000 e estima-se que esteja permanente fechado em 2050, segundo o MIT.
De acordo com o Organização Mundial da Meteorologia e o Programa Ambiental das Nações Unidas, esta diminuição do buraco do Ozono deve-se à implementação das medidas de controlo da produção de CFCs acordadas no Protocolo de Montreal.
O dia de Preservação da Camada do Ozono, celebrado todos os anos neste dia, 16 de setembro, deve, por tudo isto, relembrar-nos que, quando nos unimos pelo bem comum, somos capazes construir um mundo melhor.