A Câmara Municipal de Penafiel e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel vão assinalar, no dia 18, o Dia Internacional dos Museus.
Segundo a autarquia, a comunidade escolar terá uma acção de sensibilização e um ateliê, associados à temática “Museus e histórias controversas: Dizer o indizível em museus”.
Já no dia 20, Noite Europeia dos Museus, será inaugurada, às 21h30, a exposição colectiva “Olhar e Experiência: Interferências no arquivo”, com curadoria de Maria Manuela Lopes. A iniciativa é organizada por Cultivamos Cultura – Associação Cultural, Museu Municipal de Penafiel e Câmara Municipal e estará patente no Museu até 11 de Junho.
“Esta exposição apresenta uma selecção de obras de colecção da “Cultivamos Cultura”, que tem como tema a percepção e mediação cultural, bem como, a apropriação da ciência na arte contemporânea”, refere nota de imprensa. “A colecção apresenta também um novo olhar experimental que agrega objectos, pensamentos e fragmentos de cultura, propondo múltiplas narrativas que convidam à experiência de novas conexões com o Museu Municipal de Penafiel, a cidade de Penafiel e o ISCE Douro”, acrescenta a autarquia.