Foram, esta sexta-feira, entregues os primeiros cartões do município de Lousada inseridos no Programa ABEM – Rede Solidária do Medicamento da Associação Dignitude que vão permitir que agregados familiares mais vulneráveis adquiriram medicação de forma gratuita.
Segundo o vereador da Acção Social da Câmara de Lousada, Nélson Oliveira, a medida irá abranger várias dezenas de famílias que vão poder, a partir de agora, adquirir os seus medicamentos de uma forma simples e discreta sem estarem expostas.
O autarca avisou que para adquirir a medicação, os beneficiários desta medida terão apenas que exibir o cartão do município.
Ao Verdadeiro Olhar, Nélson Oliveira recordou que existem doentes que devido à sua situação económica não podem comprar os medicamentos que lhe são prescritos.
O responsável pela Acção Social da autarquia realçou, também, que além dos benefícios para o utente, esta medida reduz a burocracia e permite ao município poupar algum dinheiro com a medicação, na medida que existe uma rede com vários parceiros e actores que ajudam a suportar os custos.
A Associação Dignitude, instituição particular de solidariedade social, responsável pelo programa, nasceu da parceria entre o sector social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo – e o sector da saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.
A medida abrange todas as farmácias do concelho de Lousada.