Verdadeiro Olhar

Dezenas de atletas distinguidos na Gala de Desporto de Paredes

O Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, foi o palco da 5.ª Gala do Desporto de Paredes, que decorreu esta sexta-feira.

Os que mais se destacaram este ano no desporto no concelho foram homenageados, nas categorias de melhor clube, melhor equipa jovem e sénior, melhor dirigente, melhor treinador e melhores atletas em várias faixas etárias. Os nomes foram propostos pelas juntas de freguesia, clubes, associações e população, sendo a selecção dos nomeados da responsabilidade de uma Comissão Independente de Avaliação, composta por Arménio Santos, Albino Pereira, Pedro Vasconcelos, João Ferreira e Ricardo Dias.

Já as categorias Desporto Escolar, Reconhecimento do Município e Alto Prestígio são da responsabilidade da Câmara Municipal de Paredes.

O Prémio Alto Prestígio foi este ano atribuído ao treinador José Mota.

Conheça os vencedores. Veja todas as fotos na nossa página do Facebook.

 

Clube Desportivo do Ano – Paredes Golfe Clube

O Paredes Golfe Clube está instalado no Campo do Aqueduto desde Setembro de 2012, tendo actualmente mais de 300 sócios, cerca de 60 deles nos escalões jovens. Recebeu provas da Federação Portuguesa de Golfe e da Associação de Golf do Norte de Portugal e organizou mais de 60 iniciativas, entre torneios, workshops e formação de professores, entre outros.

Recebe todos os meses cerca de 1500 alunos das escolas públicas do concelho para uma iniciação na modalidade a custo zero e é o centro operacional do Norte para o movimento Special Olympics, para além de colaborar como os núcleos escolares de alunos com necessidades educativas especiais.

Integra ainda o programa Movimento Sénior, permitindo que mais de 300 idosos de Paredes tenham contacto com a modalidade gratuitamente, e que cerca de 30 deles, representando 16 IPSS do concelho, recebam aulas semanais.

Implementou um programa social denominado “Golfe para Todos” em benefício de crianças e jovens carenciados com aptidão para a prática do golfe e, fruto do seu trabalho e dinamismo, a imprensa tem dado amplo destaque ao clube, divulgando o trabalho do clube e promovendo, simultaneamente, o concelho de Paredes.

Em apenas três anos de funcionamento e fruto do árduo trabalho e dedicação da direcção, o clube conseguiu reforçar significativamente as suas infra-estruturas através da construção de balneários, da aquisição de um buggy para utentes com dificuldades de locomoção e da construção de um edifício para os tacos, para além da compra de um Flightscope, sistema de análise de swing único na região Norte.

Equipa do Ano Jovem – Equipa Sub15 Feminina do SSCM Paredes Polo Aquático / Halcon / Rota dos Móveis

A Equipa foi criada em 2014, conseguindo um enorme crescimento ao longo da época desportiva de 2014/2015, o que lhe permitiu conquistar o segundo lugar no Campeonato Nacional, depois de perder a Final pela diferença mínima. Foi ainda Vice-Campeã Regional e duas das suas jogadoras venceram o prémio de melhor marcadora do Campeonato Nacional, sendo também escolhidas para o sete ideal da competição. Uma atleta da equipa foi seleccionada para representar a Selecção Nacional no apuramento para o Campeonato da Europa de Sub 17, em França.

 

Equipa Sénior do Ano – Equipa Sénior Masculina do SSCM Paredes Polo Aquático / Halcon / Rota dos Móveis

A Equipa Sénior Masculina do Paredes Polo Aquático tem já um percurso notável na modalidade, conquistando, há duas épocas, o Campeonato e a Supertaça e, na época passada, o “triplete”: Campeonato, Taça e Supertaça. O clube Bicampeão Nacional Absoluto em título destaca-se também pelo facto de a grande maioria dos seus atletas ser da formação e ter iniciado a prática da modalidade nas Piscinas Municipais. É o único clube na história do desporto no concelho de Paredes a sagrar-se Campeão Nacional absoluto, levando ainda vários jogadores às selecções nacionais seniores.

 

Dirigente do ano – Adão Barbosa, Presidente da Associação Portuguesa de Deficientes, Delegação de Paredes – Basquetebol

É um dos fundadores desta delegação criada em 1992, liderando-a desde 1997. Recebe este prémio por promover e defender os direitos e as liberdades fundamentais das pessoas com deficiência. Pela dedicação e pelo esforço despendidos para manter o desporto adaptado activo no concelho e mesmo a nível distrital. Pela busca incessante de apoios para a instituição. Por nunca desistir, mesmo quando todas as “portas se fecham”. E ainda pela persistência e capacidade de liderança. As suas principais conquistas foram a construção da nova sede social da associação, a aquisição de uma carrinha adaptada para pessoas portadoras de deficiência e, naturalmente, a criação, em 2007, de uma equipa de basquetebol em cadeira de rodas que participa no Campeonato Nacional.

 

Treinador do Ano – Luís Filipe Sereno, da Secção de Patinagem da Casa do Benfica em Paredes

É licenciado em Ciências do Desporto, preparador físico e treinador credenciado de Patinagem Artística, filiado na Federação de Patinagem de Portugal. Recebe este prémio pelo extraordinário trabalho até agora executado em prol da evolução do clube e pelos 42 títulos conquistados pelos seus atletas, entre Campeonatos Distritais, Nacionais, Europeus e Mundiais. Eleva assim bem alto o nome e do clube e de Paredes.

 

Atletas do Ano

Atleta do Ano Sub14 masculino – João Delgado

É Campeão do Mundo de Quadcross na classe Kids, título conquistado em Pont de Vaux, França, tendo ainda alcançado o 3.º lugar no Troféu Yamaha, classe 450. 

Atleta do Ano Sub14 Feminino – Filipa Alexandra Teixeira Dias

É atleta da Academia Pé de Chumbo – Desporto de Combate. Treina kickboxing desde 2011, tendo desde daí alcançado títulos regionais, nacionais, europeus e mundiais em representação do clube e da Selecção Nacional. Em 2015, foi Campeã do Mundo em Light Kick – 50 kg; Campeã em Light Contact – 60 kg na Taça de Portugal; Campeã Regional em Kick Light – 60 kg no Campeonato Regional Tatami; 3.º Lugar em Kick Light – 55 kg no Campeonato Europeu WAKO 2015; e Campeã Nacional Kick Light – 60 kg. 

Atleta do Ano Sub18 Masculino – Diogo Rafael Santos Sousa

Atleta da Academia Pé de Chumbo – Desporto de Combate. Treina kickboxing desde 2010 tendo desde daí alcançado títulos regionais, nacionais, europeus e mundiais em representação do clube e da selecção nacional. Na época de 2015, foi Campeão do Mundo em Light Kick – 70 kg; Campeão em Light Contact – 69 kg na Taça de Portugal; Campeão Regional em Kick Light – 69 kg no Campeonato Regional Tatami; 3.º Lugar em Low Kick – 69 kg no Campeonato Europeu WAKO; e Campeão Nacional em Kick Light – 69 kg.

 

Atleta do ano Sub18 Feminino – Mariana Souto

Patinadora da Casa do Benfica em Paredes, é Campeã do Mundo Júnior em Pares de Dança. Venceu também a Taca da Associação de Patinagem do Porto, foi Campeã Distrital de Figuras Obrigatórias Júnior, Campeã Distrital Pares de Dança Júnior, Campeã Nacional de Pares de Dança Júnior, Vice-Campeã Europeia em Solo Dance Júnior e Campeã Europeia em Pares de Dança Júnior.

Atleta do Ano em Modalidades Colectivas – Carlos Manuel Barbosa Ramos

Hoquista natural da Sobreira e formado na Casa do Povo da Sobreira. Iniciou-se na modalidade, em 2006, vindo a ser transferido para a Associação Desportiva de Valongo, em 2010, clube pelo qual conquistou os títulos de Campeão distrital de infantis (2011/2012), Campeão Distrital e Nacional de Infantis e Campeão Distrital de Iniciados (2012/2013), Campeão Distrital de Iniciados (2013/2014), Campeão Distrital e Nacional de Iniciados, vencedor do Torneio Inter-Regiões pela Associação de Patinagem do Porto, vencedor do prémio individual 5 Ideal do Inter-Regiões, vencedor do Campeonato da Europa pela Selecção Portuguesa de Sub17 e Vice-Campeão Distrital de Juvenis (2014/2015).

 

Desporto Escolar

– distinguidos pelas escolas como os melhores desportistas nas respectivas modalidades

Da Escola Básica de Paredes

Individual: Pedro Afonso Mendes – Golfe

Colectivo: Equipa de Golfe da Escola Básica de Paredes

Da Escola Básica de Cristelo

Individual: Diana Rafaela Ribeiro Cardoso – Ténis

Colectivo: Equipa de Futsal Masculino da Escola Básica de Cristelo

Da Escola Básica e Secundária de Vilela

Individual: Gonçalo Santos – Badmínton

Colectivo: Equipa de Badmínton da Escola Básica e Secundária de Vilela

Da Escola Básica e Secundária de Rebordosa

Individual: Catarina Seabra – Ginástica de Grupo

Colectivo: Equipa de Ginástica de Grupo da Escola Básica e Secundária de Rebordosa

Da Escola Básica e Secundária de Lordelo

Individual: Sérgio Fonseca – BTT

Da Escola Básica de Baltar

Colectivo: Equipa de Iniciadas Femininas de Andebol da Escola Básica de Baltar

Da Escola Secundária de Baltar

Colectivo: Equipa de Iniciados Masculinos de Andebol da Escola Secundária de Baltar

Da Escola Secundária de Paredes

Individual: Maria Eduarda Barbosa – Atletismo

 

Categoria “Reconhecimento do Município”

– distinguiu os atletas convocados para as Selecções Nacionais, representando Portugal internacionalmente; e dois clubes que se destacaram ao longo da temporada.

 

Clubes eleitos na categoria de Mérito:

Associação Portuguesa de Deficientes de Paredes – Basquetebol – tem realizado um trabalho notório a nível desportivo. A difícil divulgação do desporto e da própria instituição torna a angariação de apoios bem mais custosa, fazendo com que não haja as melhores condições para a equipa, que depende assim da carolice e do amor à camisola de atletas e equipa técnica. Mas apesar das enormes dificuldades, são de salientar as conquistas da equipa e dos atletas, porque, nunca é demais relembrar, estão a competir em desvantagem relativamente aos adversários.

Casa do Povo de Sobreira, o clube representativo do hóquei em patins do concelho de Paredes. É o único a competir em todos os escalões (Escolares, Sub13, Sub15, Sub17, Sub20 e Seniores); e é também o único que já militou na 2.ª Divisão Nacional. No entanto, a dura realidade das dificuldades financeiras e da falta de apoios institucionais obrigou o clube a desinvestir na equipa sénior. De realçar ainda o facto de se tratar do único clube de modalidade indoor com Pavilhão próprio, logo, em desvantagem relativamente aos outros, pelas despesas acrescidas em água, luz e manutenção.

 

Categoria Selecção Nacional:

 

António Cerqueira, do Paredes Polo Aquático, por representar a Selecção Nacional Sénior Masculina de Polo Aquático na fase de apuramento para o Campeonato da Europa, realizada em Setembro, na Rússia.

Carina Mónica Barbosa Moreira, da Junta de Freguesia de Parada de Todeia, pela participação no Campeonato Europeu de Natação Adaptada, Novembro de 2015, em Itália, conquistando duas medalhas de prata e três de bronze.

Carlos Filipe Vieira Cardoso, da Associação Portuguesa de Deficientes – Basquetebol, por se sagrar Vice-Campeão Europeu – Divisão C.

Carlos Gomes, do Paredes Polo Aquático, por representar a Selecção Nacional Sénior Masculina de Polo Aquático na fase de apuramento para o Campeonato da Europa, realizada em Setembro, na Rússia.

Carlos Manuel Barbosa Ramos, da Casa do Povo da Sobreira, por representar Portugal no Campeonato da Europa de Hóquei em Patins disputado no Luso, sagrando-se Campeão Europeu.

Cristiana Oliveira, da Federação Portuguesa de Patinagem, por representar Portugal na Taça da Europa de Solo Dance Iniciados.

Daniela Meireles, da Federação Portuguesa de Patinagem de Portugal, por representar Portugal na Taça da Europa de Patinagem Livre Iniciados.

Fabiana Duarte, do Paredes Polo Aquático, por representar a Selecção Nacional Sub-17 feminina, em Fevereiro, na cidade francesa de Nice, na qualificação para os Jogos Europeus de Baku.

Filipe José Rocha Monteiro Silva, da APD Paredes – Basquetebol, por se sagrar Vice-Campeão Europeu – Divisão C.

José Souto, da Federação Portuguesa de Patinagem, por representar Portugal no Campeonato da Europa e no Campeonato do Mundo.

Leonor Guimarães Bessa, do Club de Golf de Miramar, por representar a Federação Portuguesa de Golfe.

Luís Miguel Almeida Borges, da Junta de Freguesia de Lordelo, por representar Portugal em várias provas internacionais, com destaque para o Campeonato Europeu das Nações, em Seniores, tendo sido, com o seu oitavo lugar na final dos 3000 metros obstáculos, o melhor representante nacional.

Maria Inês da Silva Megre Barbosa, do Club de Golf de Miramar, por representar a Federação Portuguesa de Golfe.

Mariana Souto, da Federação Portuguesa de Patinagem, por representar Portuga no Campeonato da Europa e no Campeonato do Mundo.

Maxim Secrieru, do Paredes Polo Aquático, por representar a Selecção Nacional Sénior Masculina de Polo Aquático nas fases de apuramento para o Campeonato da Europa realizadas em Fevereiro, na Geórgia; e em Setembro, na Rússia.

Pedro Ferreira, da Casa do Benfica em Paredes – Atletismo, que se sagrou Vice-Campeão do Mundo de Desporto Escolar, na China, na prova de 3000 mts em pista.

Ricardo Sousa, do Paredes Polo Aquático, por representar a Selecção Nacional Sénior Masculina de Polo Aquático nas fases de apuramento para o Campeonato da Europa realizadas em Fevereiro, na Geórgia; e em Setembro, na Rússia.

Ricardo Teixeira, do Paredes Polo Aquático, por representar a Seleção Nacional Sénior Masculina de Polo Aquático nas fases de apuramento para o Campeonato da Europa realizadas em Fevereiro, na Geórgia; e em Setembro, na Rússia.

Rui Bernardo Fonseca Mendes, da Casa do Povo da Sobreira, por ter integrado os trabalhos da Selecção Nacional de Hóquei em Patins Sub17 no Centro de Estágio e por ter representando Portugal no Campeonato da Europa 2015, sagrando-se Campeão Europeu Sub17 e adquirindo o estatuto de Atleta de Alto Rendimento.

Rute Freire, da Federação Portuguesa de Patinagem, por representar Portugal na Taça da Europa de Solo Dance Cadetes.

Tiago Costa, do Paredes Polo Aquático, por representar a Selecção Nacional Sénior Masculina de Polo Aquático nas fases de apuramento para o Campeonato da Europa realizadas em Fevereiro, na Geórgia; e em Setembro, na Rússia.

Tomás Guimarães Bessa, Club de Golf de Miramar, por representar a Federação Portuguesa de Golfe.

Academia de Dança do Vale do Sousa actuou durante a Gala
Academia de Dança do Vale do Sousa actuou durante a Gala