O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas da GNR de Penafiel deteve, na semana passada, dois homens, de 36 e 54 anos, pelo crime de violência doméstica, nos concelhos de Amarante e de Lousada.
Na sequência de uma investigação por violência doméstica, em Lousada, a GNR apurou que o suspeito, já com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, exercia violência psicológica e efectuava ameaças de morte à sua ex-mulher, de 50 anos.
A GNR executou um mandado de detenção, sendo que o episódio de violência que a motivou ocorreu na presença dos quatro filhos do casal, adianta comunicado.
“O suspeito como se encontrava a cumprir a medida de coacção de proibição de contactos com a vítima, após ser presente, no dia 6 de Setembro, ao Tribunal de Instrução Criminal de Marco de Canaveses, ficou sujeito à medida de prisão preventiva”, adianta a mesma fonte.
Em Amarante, um homem de 36 anos exerceu “violência física e psicológica sobre a vítima de 43 anos, sua companheira, durante dois anos”. Foi detido, sendo apreendida uma arma de fogo transformada e uma arma de alarme. Ficou obrigado a periódicas e proibido de contactar a vítima por qualquer meio, ficando ainda com pulseira electrónica.