Os distritos do Porto, Vila Real, Aveiro, Braga, Viana do Castelo e Viseu vão estar sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte, em especial nas regiões montanhosas.
Segundo o IPMA explica em comunicado, esta situação deve-se ao “transporte de uma massa de ar tropical marítima, com elevado conteúdo em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e de uma região depressionária, onde está embebida a depressão Aitor”.
As previsões apontam para a ocorrência de períodos de chuva nas regiões Norte e Centro, que será por vezes forte e persistente, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas.
A chuva será mais forte esta tarde e ao final da manhã de dia 26”, alerta o IPMA, em comunicado.
O vento irá aumentar de intensidade e espera-se que seja mais intenso entre a tarde de hoje e o início da tarde de amanhã. Na região do Tâmega e Sousa o vento será de sudoeste por vezes forte, até 45 km/h, com rajadas até 70 km/h, soprando por vezes muito forte, até 60 km/h, com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.
Para hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil pede à população para ter mais cuidados, sobretudo na condução e para tomar medidas de contenção durante os próximos dias, especialmente antes da precipitação chegar.
Os municípios de Paços de Ferreira, Lousada e Paredes também anunciaram alertas nas redes sociais para a chuva intensa e vento forte, pedido aos munícipes que adoptem medidas de precaução.