David Rosa (Massi) e Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) venceram a quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Valongo, este domingo.
Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, depois de ter brilhado na Taça do Mundo, Raquel Queirós, sub-23 de primeiro ano, confirmou o domínio na época nacional de elite. A corredora da Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão venceu com uma margem de 2m18s sobre a espanhola Lara Lois (Extol-la Gramola Team) e com 3m57s sobre a estoniana Maaris Meier (Maiatos), segunda e terceira, respectivamente. “Este resultado faz de Raquel Queirós a número um incontestável nos rankings femininos de elite e de sub-23”, explica comunicado.
Apesar da vitória de David Rosa, Mário Costa mantém-se no comando da Taça de Portugal na categoria de elite. João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) segue como melhor sub-23.
Em juniores, Tiago Sousa e Ana Santos, ambos da AXPO/FIrstBike Team/Vila do Conde, reforçaram o comando. João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o melhor cadete em Valongo, mas André Rocha (ACDRRBTT/LROPTICAS/RJGROUP) resistiu na geral da Taça. Mariana Líbano (Maiatos) impôs-se entre as cadetes, com Laura Simão (BTT Loulé/Elevis) a segurar a primazia na geral.
A AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a melhor equipa na jornada de Valongo, passando para o comando do ranking colectivo.
A Taça de Portugal de XCO termina em Avis, no dia 15 de Setembro.
Recorde-se que esta quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) era uma etapa importante na luta pela qualificação do BTT nacional para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Participaram mais de 300 atletas.