Já foram apresentados os resultados do projeto ColorADD, a que o município se associou, tendo concluído que apenas três alunos são dáltónicos, de um universo de 384 estudantes que frequentam 4º ano, do primeiro ciclo, do ensino básico, de 27 escolas.
Assim, “a percentagem de daltonismo nos rastreios efetuados é de 0,5% nas meninas, o que corresponde em números efetivos a uma aluna, e nos rapazes são quatro, representando 2,1%”, revela a autarquia.
Nestes rastreios foram efetuados testes de acuidade visual, ou seja, são analisados parâmetros relativos à visão com clareza e nitidez e os dados traduzem que “32 raparigas e 37 rapazes apresentam dificuldades a este nível”.
O projeto ColorADD tem uma parceria com Lousada há quatro anos, tendo como finalidade sensibilizar a comunidade para o daltonismo. Estes resultados agora divulgados referem-se a este último ano letivo.
Nestas ações que foram desenvolvidas durante o ano letivo os participantes receberam o Kit ColorADD, composto por material escolar, nomeadamente por uma mochila, um caderno e uma caixa de 12 lápis identificados com o código de cores.
Os rastreios para o daltonismo e acuidade visual contaram com a colaboração das óticas locais Casa dos Óculos, Óptica de Lousada, Multióticas e Ergovisão.